segunda-feira, 5 de outubro de 2009


RESOLVI FALAR DE CABELOS




O clima já começa a esquentar com isso o ar fica mais seco a poeira fica mais evidente nos ambientes e além disso expomos nossos cabelos ao sol, a aguá salgada do mar e cloro da água da piscina.
Tudo isso vai de encontro a saúde e beleza dos cabelos.
É preciso desespero? Não claro que não.
Há muitas formas de cuidar dos cabelos, sem gastar fortuna, nem ficar refém de horas a fio em salões de cabeleleiro.

"Os cabelos são a moldura do rosto" - frase feita e antiga, talvez, mas os cabelos são mesmo um ponto chave na beleza, mesmo quando curtos.

Geralmente o tipo do cabelo é o mesmo tipo de pela da pessoa.
Cuide do couro cabeludo pois é o berçario dos fios.

.O cabelo Normal é aquele que tem balanço e brilho naturais sem sinais de oleosidade e nem há quebra de fios quando penteados.
.O cabelo Oleoso é gorduroso e escorrido (não necessariamente lisos), tende a ficar grudado na cabeça sem balanço.
.O cabelo Seco é opaco, sem elasticidade e quebra com imensa facilidade quando penteado.
.O cabelo Misto é aquele que tem a raiz oleosa e as pontas secas.

Se no inverno devemos nos preocupar em não lavar tão frequentemente os cabelos, já que as raízes não secam na mesma velocidade dos fios e isso pode causar além da modificação da estrutura dos fios, a saúde do couro cabeludo pode também ficar comprometida. As raízes "mófam".
O uso do secador de cabelos também é mais frequente no inverno, o que também danifica os fios.
Com a mudança climática temos ao nosso favor a diminuição do uso desse último agressor, além do couro cabeludo ficar mais saudável, é hora de tratar nossa moldura facial de forma simples e sem muito custo .

Você sabe lavar seus cabelos?
Parece simples, mas quando vamos ao salão percebemos que algo ocorre de diferente mesmo que não façamos massagem ou qualquer tratamento específico.
O segredo começa na forma como os cabelos são lavados.

Vamos à algumas regras úteis e fáceis.
Use shampoo vendido em lojas especializadas para cabeleleiro.
Normalmente são encontrados sem nenhuma especificação quanto ao tipo de cabelo, afinal vamos apenas limpar os fios e o couro cabeludo.
Caso não tenha acesso a estas lojas, basta usar um bom shampoo para cabelos normais sem sal em sua formulação.

.Umideça muito bem os fios e o couro cabeludo massageando toda a cabeça e os fios, assim você abre os poros e as cutículas capilares.
.Coloque uma boa quantidade de shampoo massageando primeiro o couro cabeludo e a seguir os fios em todo seu comprimento. Use as pontas dos dedos e não as unhas, para não ferir o couro cabeludo causando irritação no mesmo e com isso danificar seu berçário capilar.
.Alterne a massagem com desembaraçamentos dos fios com os próprios dedos.
.Enxaguar é muito importante. Não economize tempo nem água neste processo, pois resíduos de shampoo também é um agressor em potencial.
.Ao final da lavagem onde a água era previamente morna, presenteie seus fios de cabelo com uma ducha fria para fechar as cutículas capilares. (outro artifício que no inverno é torturante e acabamos por não fazer).
.Aplique o condicionador que é seu primeiro tratamento e mais frequente a ser usado mesmo se você lava seus cabelos diariamente.
.Fuja de shampoo 2 em 1, eles além de não limparem devidamente os fios e o couro cabeludo ainda acabam deixando os cabelos mais oleosos com o tempo.
.Na escolha de seu condicionador leve em conta seu tipo de cabelo como descrito acima. Espalhe o condicionador na palma das mãos e aplique em todo o comprimento dos fios massageando os fios. Seja generosa e demorada nessa aplicação. Deixe o condicionador agir de 2 a 3 minutos nos fios. Antes de enxaguar, espalhe sem esfregar em toda a cabeça mesmo que atinja o couro cabeludo (importante é não esfregar neste momento). Em seguida enxague abundantemente com água morna ou fria, nunca quente.
A água que sairá dos cabelos deve ficar cristalina. Deixar condicionador nos fios em nada fará eles ficarem mais macios, pelo contrário, os fios ficam pegajosos sem maleabilidade, além dos fios se tornarem um captador de poeira do ar ficando sujos mais rapidamente.
Retirando a umidade excessiva use sempre toalha limpa e nunca esfregue os fios, embrulhe seu cabelo como se agasalhasse um bebê recém nascido envolto em uma manta, deixe que a toalha absorva a umidade maior dos fios.

Desembaraçando os fios limpos
Comece a desembaraçar os fios a partir de sua extremidade nunca da raiz dos fios para a ponta, pois os "nós" se apertam, tornando este processo além de dificil, há a necessidade de imprimrir força na atividade quebrando ou arrancando mais fios que naturalmente aconteceria.
Use pente de plástico e de dentes largos.
Nunca use escova enquanto seus cabelos estiverem molhados.
Seu pente e escova de cabelos devem ser lavados na mesma frequência que os cabelos, use o shampoo que você usa.

Deixe os tratamentos específicos apenas para uma vez na semana.
Dica tratamento antigo e eficaz até os dias de hoje.
As propriedades do ovo para os fios de cabelo são inegáveis.
Anote e experimente:
Mistutre 2 ovos inteiros batidos com 2 colheres de sopa de óleo de oliva (azeite) e 1 colher de chá de vinagre. Aplique nos cabelos e deixe atuar por 30 minutos, em seguida lave os cabelos como descrito anteriormente.

Para dar brilho faça um chá com 5 saquinhos de chá de camomila para 1/2 (meio) litro d'água e use como última enxaguada. Este mesmo chá serve para clarear os fios desde que você ainda sem enxaguar exponha seus cabelos a luz solar por 30 minutos, caso não seja o objetivo seque os cabelos à sombra.

Creme de uso mensal para brilho e maleabilidade dos fios
Bata no liquidificador metade de um abacate com uma colher de sopa de mel e um copo de iogurte natural até formar um creme. Aplique nos cabelos lavados sem condicionador. Abafe com uma touca plástica por 30 minutos, em seguida enxague bem e aplique seu condicionador costumeiro.
Se seu cabelo tende ao ressecamento junte à mistura anterior 4 colheres de sopa de creme de massagem capilar para cabelos danificados (manteiga de karité).

E o leite? Também é um excelente hidratante para os cabelos.
Após lavar os cabelos, ensope-os com leite integral amornado e abafe com papel alumínio e enxague depois de uma pausa de 30 minutos.


A melhor dica e aceitar aquilo que a natureza lhe forneceu, evitando qualquer tratamento químico para fios ou cor dos cabelos.
Pontas danificadas a melhor solução é um bom corte no cabeleleiro de sua confiança.

6 comentários:

  1. Ola ENAIDE, primeiro quero me desculpar pq só agora percebi que tenho escrito seu nome errado, me perdoe, e sobre seu post, ameiiii, acho que nunca lavei meus cabelos direito, mas daqui pra frente agora que aprendi, acho que terei os cabelos das estrelas de tv, hehehhe, bjos

    ResponderExcluir
  2. Enaide.
    Que bom esse post..esclareceu bastante coisa sobre nossa "moldura". hehehhe
    Como diz Maite, com tuas dicas, terei os cabelos das estrelas...se bem que tem umas que mais parecem cabelos de faveladas...não dá pra confiar muito.

    Ah...
    Não estava comentando pois não tava conseguindo.
    Achei que hj não ia conseguir de novo.
    Mas ainda bem que deu.
    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Shampoo sem sal é tudo de bom! tem um da Natura para cabelos quimicamente tratados que deixa suave e fininho, muito bom.

    Meu shampoo favorito é Keratina da Vizcaya. Já postei sobre o kit que reestrutura o fio, ótimo custo benefício.

    Jaaaamais poria ovo no cabelo.Imagina o cheiro horrível? Ia ficar lembrando de No Limite, aquele povo engolindo ovo com o pintinho dentro...
    hahahah!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Maite,
    Nem tanto problema assim com o nome, pois tenho uma irmã que se chama Eneida.
    Confesso que tenho um certo "trauminha" pois é normal o povo ou trocar ou entender o pior possível (Zenaide, EnaÍde e afins, rsrsrsrs)
    Que bom que gostou das dicas pros cabelos.
    De certo seremos um grupo de estrelado capilar! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fatima,
    lí algo sobre problemas no blogger e alguns outros provedores na net.
    Ainda bem que está tudo resolvido, sinto falta de vcs aqui.
    BJOKAs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê
    Amo shampoo sem sal.
    Quanto aos ovos garanto que não resta o menor odor ao final da máscara capilar, comprovadamente.
    EU GARANTO!claro que devidamente respeitada a lavagem posterior.
    Experimente e nada de NO LIMITE ou ovos galados, rsrsrsrsrs
    Lí seu post sobre o tratamento de queratina, vou experimentar e te digo o resultado, em breve.
    BJOKAS!

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO