quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



PROVAVELMENTE VOCÊ JÁ COMEÇOU A ORGANIZAR SEU NATAL!
TIRANDO O PÓ DOS ENFEITES DOS ANOS ANETRIORES, OU INDO AS COMPRAS DE NOVOS!
VOCÊ SABIA QUE CADA UM DOS ENFEITES QUE ENCONTRAMOS A VENDA REPRESENTAM, OU ACOLHEM UM TIPO DE SENTIMENTO?

LEIA OS SIGNIFICADOS!
TALVEZ VOCÊ PASSE A OLHAR DE UMA MANEIRA DIFERENTE CADA UM DELES!

SÍMBOLOS NATALINOS

Árvore de Natal

Um dos principais símbolos natalinos.A expressão de energia de fertilidade da mãe natureza.
Sendo o pinheiro uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra".

Presépio

É a representação do local de nascimento de Cristo.
A palavra presépio nos lembra que Cristo escolheu um ambiente pobre e rude para nascer. Poderia tê-lo feito num palácio.
O Ensinamento que podemos tirar desse fato é o valor da simplicidade, docilidade e fé.

Guirlanda

O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa, simbolizando a vida eterna e a paz.
Diz a lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida.

Estrela

É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas, representando o norte, o sul, o leste e o oeste. Representada com cinco pontas lembra o ser humano: braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade. Também é encontrada com seis pontas, que é sinal de paz.

Presentes

O presente natalino é uma tradição que tem raízes cristãs, inspiradas na visita dos magos, que levaram oferendas ao Menino Jesus.

Papai Noel

A história mais conhecida fala sobre Nicolas, que tornou-se bispo de Myra.
Conta-se que seus pais tiveram dificuldades para ter filhos, até que nasceu Nicolas. Dando graças pelo fato, eles passaram a distribuir alimentos, roupas e dinheiro aos pobres. Nicolas herda a grande fortuna de seus pais, torna-se bispo. Homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Pé de Meia

Conta a história que S. Nicolas não gostava de ser percebido quando presenteava, motivo pelo qual colocava os presentes nas chaminés das casas.
As crianças perceberam seu método e passaram a deixar ali suas meias. Hoje o costume é usar as meias ou botinhas com fins decorativos.


Duendes

Segundo as lendas, ou mesmo superstição, eles estão no meio dos presentes como total alegria.
De acordo com as crenças, fabricam brinquedos, entalham quadros e enfeites com a maior perfeição possível.
Os duendes e Papai Noel são grandes amigos. Aqueles é que colocam os presentes no trenó. Trabalham muito, para descansar passeiam pelos enfeites natalinos.

Luzes

Cintilam simbolizando o fogo da vida eterna e saúdam a festa do sol, a vinda de uma nova era.
As velas na Árvore de Natal, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas que decoram as árvores dos jardins e das ruas, as fachadas das residências, das lojas, etc....

Bolas

É o enfeite tradicional da Árvore de Natal.
Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Nossas atitudes são os frutos de nossa vida; como as bolas, refletem o que somos.
Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos. A cada ano se desgastam no brilho, mas estarão cada vez mais cheias de lembranças e emoções acumuladas.

Ceia Natalina

A tradição nos conta que após a Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24, era servida uma refeição frugal aos presentes. Com o passar do tempo essa refeição foi transferida para as casas dos fiéis. Na ceia natalina não falta uma vela acesa, nos lembrando a fé das pessoas em Jesus Cristo, que continua brilhando através dos tempos

Flor do Natal

Comum chama-la de flor de papagaio ou espírito santo, possui pétalas vermelhas e folhas verdes. É decorativa, ilustra cartões natalinos.
Dizem que atrai duendes da felicidade, saúde e prosperidade. Enquanto a família dorme, eles derramam bons fluídos.

Sinos de Natal

Os sinos transmitem uma bela mensagem sonora, e são tocados em ocasiões geralmente festivas. Fazem parte do campanário das igrejas e também têm uso particular.
Tocado por ocasião do Natal, nos lembra o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando uma mensagem de amor e paz.

Anjo

Ocupa espaço na parte superior do presépio, presente na maioria deles. Representa o anjo Gabriel, o anjo da Anunciação, que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.


Cores

O verde e o vermelho são cores dominantes no Natal. O verde é renovação, esperança, regeneração. O verde das plantas capta a energia solar e pelo processo de fotossíntese a transforma em energia vital.
O vermelho está ligado ao fogo e ao poder, tanto de aquecer como de destruir, e também ao amor divino.
O dourado também é utilizado, e está associado ao sol, à luz, à sabedoria, como uma espécie de transformação do material para o espiritual.

AGORA É SÓ ADMIRAR SUA CASA, TÃO LINDA E CARINHOSAMENTE DECORADA COM UM OLHAR DIFERENCIADO!

Um comentário:

  1. Sua casa está lindissima, e adorei saber o significado dessas tradições, adoreiiiiiiiii, sua volta está radiante assim como seu blog,bjos querida, que bom que vc melhorou!!!!

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO