quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



A D V E N T O

(Ainda dá tempo)



A palavra Advento vem do latim e significa: vinda, chegada, está chegando. Podemos dizer, simboliza aquela visita, chegada inesperada, sem aviso prévio: Uma visita que pode provocar duas reações diferentes: ou ser motivo de muita alegria ou de preocupação e desconforto, principalmente quando a casa está totalmente bagunçada. Pois ninguém gosta de receber uma visita sem ter as coisas bem ajeitadas e limpas. Talvez até com algo especial preparado para oferecer.

Para muitos é tempo de limpeza geral na casa. Oferecer um ambiente gostoso e agradável é, sem dúvida, também uma demonstração de amor e carinho que temos em relação aos que queremos acolher no Natal.

Porém, será que significa só limpeza geral e total na casa? Advento tem um significado muito mais profundo! Anuncia a chegada de um sentimento para dentro de nossas vidas. Para dentro do nosso coração. É esta 'casa', sobretudo, que merece uma limpeza maior.

É o momento de perguntar o que tem espaço na minha vida. Como está o meu relacionamento conjugal? Que relação tenho com os meus filhos/as? Como estão as minhas amizades? Estou realizado na minha missão? Como posso tornar o ambiente em que vivo mais alegre, fraterno e humano?

Estimado leitor, cada um sabe quanta desordem pode encontrar na sua vida.

Para nos ajudar nisso, uma história da África nos conta o seguinte:

'Depois que a comunidade havia se retirado do templo. Foi quando Jesus levantou a cabeça e olhou para a porta. Ali estava um menino tímido, abatido e triste.
-- Chega mais perto, disse Jesus. Por que estás com medo?
-- Eu não trouxe nenhum presente para ti, respondeu o menino.
-- Oh, mas eu gostaria que me desses três coisas, disse Jesus.
-- Mas eu não tenho nada para te dar.
-- Podes me dar o desenho que fizeste hoje de manhã?
-- Ninguém gostou do desenho.
-- É por isso mesmo que o quero. Quero que sempre me dês aquilo que os outros não gostam e também aquilo que não gostas em ti. Como segundo presente dá-me teu prato.
-- Eu o quebrei hoje de manhã.
-- Sim. Quero que sempre me tragas o que se quebra em tua vida. E como última coisa, quero que me dês a resposta que deste a teus pais, quando te perguntaram a respeito do prato.
-- Eu menti disse o menino.
-- Eu sei, respondeu Jesus. Mas quero que sempre me tragas para mim o que está errado em tua vida: tuas maldades, mentiras, tristezas, complexos e tua falta de confiança. Quero dar-te minha alegria para substituir a tua tristeza, minha paz para a tua ansiedade, minha verdade para as tuas mentiras e o meu amor para preencher a tua amargura.'

Crendo ou não, Advento é tempo de 'limpeza'. É tempo de tirar de nossas mentes e corações tudo o que nos impede de viver e de ir ao encontro do outro. Tempo de rever valores e reativar relacionamentos cortados para que o novo ano que se inicia possa realmente corresponder às palavras que nos desejamos mutuamente no final de cada ano: Paz, saúde, alegria, fraternidade, comunhão... Advento é, sobretudo, tempo de ver o que queremos de nossas vidas – se os objetivos traçados correspondem à sua vontade última.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO