domingo, 30 de agosto de 2009


TRAIÇÃO EM RELACIONAMENTOS



Falou-se em traição, logo pensamos em um relacionamento homem/mulher com um mínimo de compromisso compactuado antes do ato em si.
Eu vou além.

Traição =
1. Ato ou efeito de trair.
2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo.
3. Perfídia, deslealdade, aleivosia.
4. Infidelidade no amor.
5. Cilada

Traidor. =
1. Que atraiçoa.
2. Perigoso com aparência de seguro.

Fidelidade. =
1. Qualidade de quem é fiel.
2. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
3. Observância rigorosa da verdade; exatidão.

Ato praticado, e aí?
Perdoar ou chutar o balde?

Rotulando...
O traidor é a pessoa que rompe o pacto de honestidade, lealdade ou de silêncio assumido com o outro.
Traição denota uma ruptura de contrato entre indivíduos, independente desse contrato ter sido elaborado de modo implícito ou explícito. Uma ruptura de confiança mútua, o que não está diretamente ligado ao fato única e exclusivamente sexual, também estaria vinculada a qualquer forma de confiança.
A deslealdade, apoderando-se de algo que não lhe pertence, divulgando informação sigilosa.

A traição de algum modo é sempre um ato agressivo, seja ela por parte de um amigo ou de um parceiro. É o uso indevido da confiança depositada em alguém e pode ser considerada como uma violência psicológica.

O terceiro indivíduo quando visto como único responsável pela traição pode indicar a impossibilidade de auto-observação do duo, colocando a culpa do rompimento do pacto de exclusividade em um agente externo, se desvinculando da necessidade de assumir seus atos e não aprendendo com evento ocorrido.

Em um relacionamento, comprometer-se significa estar junto.
Dentro da nossa cultura isto significa de algum modo “exclusividade afetiva”, mas cada relacionamento é único, por isto é difícil saber qual é o limite entre fidelidade e infidelidade, qual a linha que separa a alegria da tristeza, o companheirismo da solidão.

Num relacionamento conjugal, alguns estudos afirmam que para as mulheres a infidelidade estaria diretamente relacionada a parte emocional enquanto que os homens buscariam um vinculo centrado no sexo.
Os dados obtidos afirmam que aproximadamente 90% das mulheres infiéis estariam envolvidas sentimentalmente com a terceira pessoa da relação.

Quais as dificuldades que podem estar sendo sentidas e não observadas, não trabalhadas. Talvez a relação não volte a ser a mesma, melhor que assim seja, o surgimento de uma nova forma de se relacionar, com mais diálogo e comunicação pode levar a um relacionamento mais positivo para ambos. O que pra mim ainda fica na teoria. Rsrsrsrs.

Relacionamento aberto é traição?
É uma relação sincera e franca entre duas pessoas adultas, que assumem as facilidades e dificuldades sociais e emocionais de terem crescido, de serem sujeito que desejam e são desejados. Não existe espaço para o segredo nem para a exclusividade, assim deste modo, dificilmente um encontro amoroso com um terceiro se poderia ser julgado como uma traição.
Importante observar que uma união aberta não é sinônimo de liberdade sexual nem de promiscuidade. É um processo de liberdade mental antes de ser sexual.

E o mais importante disso tudo, respeite-se para poder respeitar ao outro e merecer o mesmo em retribuição.

2 comentários:

  1. Oi Enaide...gostei muito desse texto e acima de tudo o mais importante pra mim foi o final dele onde o RESPEITO pelo próximo está acima de tudo.Respeito na vida ...em tudo é mais do que essencial!!!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu tbém não acho que relacionamento aberto seja traição, mas eu não conseguiria ter um assim, hehehe. Agora to com o endereço do teu blog direitinho, tava indo no que vc escrevia sobre o BBB. Bj.

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO