quinta-feira, 27 de agosto de 2009


CUIDE DAS MÃOS



Elas...
Oferecem apoio no momento certo.
Consolam, e seguram firme a quem aparam.
Podem mais...
As mãos saúdam,
As Mãos sinalizam, envolvem,
As mãos dão carinho, estabelecem limites,
As mãos escrevem e abençoam.
As mãos desenham no ar o adeus, o até logo,
As mãos agasalham, curam feridas.
Para o mundo, o universo.
Para os idosos, a segurança.
Para a ira, erguida, é ameaça.
Para o pedinte, é suplica.
Para quem ama, é felicidade no toque.
Para quem chora, é conforto.
Elas agarram perturbadas.
Elas tocam com suavidade.
Elas acariciam ou ferem.
Elas abençoam ou amaldiçoam.
Elas edificam ou destroem.
Elas trabalham e realizam.
Nossas mãos podem exteriorizar o amor,
Construindo templos,
Ajudando enfermos,
Assinando tratados de paz,
Ou apenas tocando um instrumento musical.
Cuide das mãos.....


Cuidados com as mãos

Não são só os "iniciados" na quiromancia, tem muito médico por aí capaz de ler a mão. Mas nada de previsão do futuro. O segredo está nas unhas. Por incrível que possa parecer, elas são capazes de dizer muito sobre a nossa saúde, e podem dar sinais de doenças renais, pulmonares, cardiovasculares, hipotireoidismo e até câncer de pele.


Unhas fracas e "mentirinha"

A famosa "mentirinha", aqueles pontinhos brancos que surgem nas unhas, são apenas sinais de pequenos traumas. “Não precisa ser um trauma muito grande. Às vezes um esbarrão ou um batuque. Por isso é mais comum em crianças”.

Problemas renais, pulmonares e cardíacos

De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Doenças pulmonares como enfizema, derrame pleural e até câncer podem provocar unhas azuladas e também o aumento de curvatura.

Já a marca de estrias brancas podem ser indícios de que a saúde de seus rins não vai muito bem. O mais perigoso é a coloração marrom, que pode ser sinal de câncer de pele.

O excesso de exercícios aeróbicos, que chegam a causar descolamento das unhas. “O sangue vai menos para as extremidades do corpo e mais para o coração”, diz ele.

Cuidados

Entre as recomendações para unhas saudáveis estão o uso de luvas plásticas para mexer na terra ou na água, como lavar louças, deixá-las sem esmalte pelo menos um dia da semana, e evitar retirar totalmente a cutícula, que as protege de infecções por bactérias ou fungos.

E aquela conversa entre as mulheres de que esmalte de cor escura fortalece as unhas não é verdade. O cuidado nesse quesito vale apenas para quem desenvolve alergia a determinada cor. O incômodo que pode aparecer é apenas ver a unha impregnada por uma determinada cor ou amarelada pelo excessivo uso de esmalte.

Estética
Aproveite o dia sem esmalte para fazer o seguinte tratamento.
Esprema um limão, adicione 2 colheres de mel e 2 xícaras de água morna, coloque suas mãos nessa mistura previamente amornada por 10 minutos. Depois enxágüe em água corrente. Suas mãos estarão mais macias pela propriedade hidratante do mel e as unhas clareadas pelos ativos naturais do limão.

Fontes de pesquisa
Google e Discovery Channel

2 comentários:

  1. Gostei do post, sensível e útil. Uso um creme para clarear as manchas do dorso, filtro solar, luvas de silicone (aquele creme antigão do Avon) do uso base para unhas fracas, faço exfoliação com leite e aveia em flocos.

    Cuido bem das minhas mãos mesmo, porque as uso para pintar, fazer decoupage, fazer comida, tricô, scrapbooking. Elas fazem coisas boas para mim e para muita gente, então tenho de cuidar...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fê pela visita e pelas dicas associadas no seu cometário!
    PS: Amo trabalhos manuais tb, faço vários, então cuidemos do nosso belíssimo instrumento tão hábil.
    BJOKAS!

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO