quinta-feira, 30 de julho de 2009

MOMENTO UTILIDADE PÚBLICA



GRIPE SUINA - VÍRUS H1N1 - GRIPE A
Chame como quiser mas prevenir ainda o melhor remédio.

Recebí dias desses um e-mail com a tabela acima e com afirmações muito esclarecedoras para todos aqueles que estão em pânico e até para aqueles que acreditam que não tem como se livrar de um possível contágio.
Não seria uma vacina literária, mas tomando alguns cuidados você pode sim tentar evitar o contágio, dando tempo aos pesquisadores de providenciar eficazmente uma vacina antes que o vírus sofra muitas mutações, caso contrário entraremos no mesmo círculo vicioso dos outros vírus gripais, a cada ano nova vacina para os já "mutantes" acreditasse.

1- O vírus permanece vivo em uma maçaneta ou superfície lisa por um período de 10 horas.

2- O ácool em gel sendo usado para limpar as mãos deixa o vírus inativo e o mata.

3- A forma de contágio mais eficiente para o vírus é a aérea, mas para sua instalação ele precisa de ambiente úmido (mucosa do nariz, boca e olhos). O vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

4- Podemos evitar o contágio, não tocando olhos, nariz e boca e lavando as mãos 10 vezes por dia em média.

5- A incubação do vírus em organismo humano fica entre 5 e 7 dias e os sintomas aparecem quase que instantaneamente após este prazo.

6- Tomando o remédio correto dentro de 72 horas os prognósticos são muito bons e a melhora é de 100%.

7- O vírus não é letal, o que leva a morte é a complicação advinda dele, a Pneumonia.

8- Os familiares de pessoas que chegaram ao óbito, são transmissores em potencial, durante todo o período mesmo que só de incubação do vírus em seus organismos.

9- A pessoa contaminada é transmissora do vírus mesmo antes dos sintomas serem aparentes.

10- Não existe nenhuma possibilidade de contrairmos o vírus mais de uma vez, por enquanto, já que não houveram mutações significativas.

11- Por espirros ou tosse o portador do vírus o lança no ar, e eles se acumulam em maçanetas, dinheiro, papéis em geral sempre que houver umidade, por menor que seja. Como não podemos esterilizar tudo ao nosso redor o ideal é lavar as mãos o maior número de vezes ao dia, ou limpá-las com álcool em gel quando não tiver água e sabonete ao alcance.

12- O uso de máscaras cirúrgicas é mais eficaz ao combate na nova gripe, se for usada por todos os infectados, e menos eficaz quando usada por pessoas sadias.

13- Aumentar ou iniciar o uso de vitamina C não evitará o contágio, porém ajuda a resistir ao ataque do vírus.

14- A única precaução mais eficaz contra esse vírus até o momento é higienizar seu lar, escritórios, utensílios e evitar locais públicos principalmente os humanamente aglomerados.

15- Ainda não há confirmação se os fetos podem ser afetados com qualquer sequela se a gestante contrair o vírus. Todavia a gestante poderá tomar os medicamentos, mas sob total controle médico.

16- Sendo usuário de ácido acetil salicílico (AAS) por recomendação médica continue a ingerí-lo normalmente, mas não use como antitérmico ou analgésico neste momento de auto índice de contaminação por este novo vírus para amenizar qualquer um dos desconfortos citados.

17- Pessoas com Aids, Cancer, Diabetes, com déficit imunológico, etc... são pessoas que correm o maior risco com a evolução do contágio.

18- O vírus só morre depois de 5 dias no meio ambiente, ou pela exposição ao sol, ou ainda com a desifecção com álcool em gel ou sabão ou ainda antivirais específicos sendo usados pelos infectados.

19- A única forma de um acometido pelo vírus evitar o contágio de outras pessoas é o isolamento, e o uso das máscaras cirúrgicas quando o contato humano for inevitável.

20- O contaminado uma vez curado nunca mais contraíra o vírus, assim como o sarampo, catapora e outras doenças virais já conhecidas até então.

21- Ao ar livre o contágio ainda é muito pequeno, salvo alguém infectado espirrar ou tossir próximo à você.

22- Ainda que se controle e epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda é provável que a vacina ainda não esteja desenvolvida.

Atente-se, cuide-se e dê o tempo necessário para os pesquisadores chegarem a evolução e confecção final da vacina desse novo vírus.
Eles estão trabalhando para voltarmos a estar seguros mais uma vez.

Um comentário:

  1. Enaide:
    Muito boas as informações! Na realidade, bem precisas e esmiuçadas, fáceis de entender.
    Amanhã ( hoje né? ) vou correndo comprar o álcool gel! Rsrsrs
    Beijocas
    luci

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO