quinta-feira, 17 de setembro de 2009


AINDA ENCHEMOS PELO MENOS UMA MÃO DE MOTIVOS




CINCO RAZÕES PARA AINDA SER OTIMISTA

1 A VIOLÊNCIA ESTÁ DIMINUINDO

Steven Pinker
No século 16, uma forma comum de diversão, era queimar gatos em praça pública enquanto nobres se divertiam as gargalhadas enquanto os animais gritavam. Por mais horríveis que os fatos hoje em dia sejam, tal sadismo seria impensável, na maior parte do mundo.Crueldade como entreterimento popular, sacrifício humano para satisfazer a superstição, escravidão como forma de trabalho barato, tortura e mutilação como forma comum de punições e homicídio como a mais comum forma de de resolução de conflitos.

2 O AMOR VAI PREVALESCER

Helen Fisher
Na maior parte da história o amor perdeu, ao menos nas classes mais abastadas do passado. Você poderia se apaixonar por quem fosse, mas só se casaria com o indivíduo certo, politicamente e economicamente deliberado.
Hoje homens e mulheres tem oportunidade de achar o par perfeito. É o que os sociólogos chamam da forma marital do século 21: os casamentos simétricos ou entre companheiros que se amam passionalmente.

3 O AMBIENTE PODE SER SALVO

Gregory Benford
Devemos nos desesperar? De forma alguma.
Mas, em vez de tentar apenas um esforço coletivo para diminuir a emissão carbônica dos humanos, meus colaboradores e eu propomos uma alternativa de real baixa tecnologia e baixo custo: mudar o clima propositalmente em de vez de por acaso. Elevar a 25.000 metros partículas inofensivas, na estratosfera. Num escudo considerável, elas refletiriam os raios ultravioletas de volta ao espaço, reduzindo os efeitos deles aos seres vivos. Otimista de que um experimento bem sucedido mudaria o debate sobre o aquecimento global.

4 VAMOS APRENDER A APRENDER

Gary Marcus
Usar as descobertas da ciência cognitiva para melhorar a qualidade da educação, ao contrário da memorização. Cinco décadas de ciência cognitiva nos ensinaram que humanos não são particularmente bons memorizadores, que somos maus argumentadores, facilmente enganados. Na era da Internet, o nosso problema não é que as crianças não encontram as informações, mas sim que elas não conseguem analisá-las.

5 O CÂNCER SENDO DECIFRADO

Stuart Kauffman
A recente identificação das “células-tronco do câncer”, pode ser a mais importante descoberta na biologia nos últimos 50 anos. Ficou óbvio que meramente reduzir a massa de um tumor sem eliminar tais células levará, quase que com certeza, uma recorrência da doença.
O Estudo agora está na maioria das vezes focados em: achar meios de matar definitivamente estas células, interromper a ploriferação delas, induzir tais células a se diferenciar ou mudar de tipo. Em breve acharão maneiras sutis de tratar o câncer. É certo.

Acredite que pensando um pouco, pesquisando um pouco mais, acharemos mais motivos

AINDA DÁ PRA SER FELIZ, SIM!

Um comentário:

  1. Enaide!!
    Acredito sim que ainda podemos ser felizes!!
    Só temos que buscar motivos, caso não achamos, então façamos acontecer!! Lindo texto!!
    Bjos no ♥

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO