domingo, 13 de setembro de 2009


QUANDO A IDADE CRONOLÓGICA É A MENOR INFLUÊNCIA.


A medição do tempo é um produto da inteligência humana e resultou da necessidade das sociedades primitivas se organizarem no mundo.
Aos homens antigos, a memória dizia-lhes que havia um tempo que se esfumava e se diluia no passado e um tempo futuro que se aproximava.
E nasceram daí o calendário e o relógio.
Medir o tempo tornou-se obsessivo.

Nada mudou de muito significativo no Universo desde que o Homem apareceu na Terra mas a medição do tempo e a entrada em cena do conceito de idade mudaria a nossa percepção do mundo e da vida. Agora, mais do que nunca, a idade mede-se em função de uma noção de tempo cada vez mais matemática, o que nos torna cativos do absoluto.

A idade do ser humano, hoje em dia, é se não uma relação difícil, é ambígua e complexada.
Tirando por base 7 idades pautadas para os reres humanos, por Guido Mizarhi, filósofo argentino, nada tem haver com cronologia e condições neurológicas.

Quando alguém menciona, fulano tem 40 anos, costumamos montar uma fotografia mental com as experiênicas, as realizações, a maturidade, etc...
Então a idade seria uma medida de tempo, quantitativa e não qualitativa. Tempo é valor absoluto, não manipulável, certo?

É isto mesmo que nos assusta e incomoda. É que tudo nos sugere que a idade avança. E quando avança arrasta outros acontecimentos, o mais importante dos quais é o que conduz à mudança e ao envelhecimento.
Aparentemente, a idade nunca recua e, assim, há idades em que o que mais ambicionamos é ficar mais velhos e outras em que aquilo que mais desejamos é ficar mais novos sem que, todavia, nada se altere.

Ou seja, a idade cronológica - da qual nada nem ninguém consegue fugir (nem para a frente nem para trás) - constitui uma importante referência para a sociedade humana ao contrário do que ocorre com os outros animais para quem a noção do tempo que passa não existe ou não existe tão refinada como entre nós.

Meus pensamentos vagam no que, não deveríamos nos sentir prisioneiros da idade cronológica pois a vida humana manifesta-se e evolui através de outras extensões que estão para além do próprio tempo, a vida é muito mais do que contar os anos e envelhecer...

As idades

Aparente: Numa sociedade em que a imagem e informação tem uma importância incalculável, as pessoas tem medo de parecerem velhas. Medo irracional, pois resulta no fato de termos construído uma sociedade amante da juventude.
Não só o envelhecer nos assusta, mas o ficar fora de moda é tão descontrolador quanto.

Psicológica: Todos sabemos que os pensamentos são poderosos. Estão sempre atrás das cortinas, mas conduzem nosso comportamento consciente e atitudes. Uma mente saudável é uma mente jovem e resistente ao tempo. Projetos e objetivos sensatos altera a percepção que teríamos do envelhecer, e de certa forma nos mantem jovens, sem deixar que a vida passe á espera da morte. Por isso, conseguimos perceber a imensa diferença existente entre a psicológica e cronológica nos seres humanos.

Cronológica: Basea-se na noção do tempo mensurável "calendarizado", o que conduz a preconceitos e idéias tortuosas. No Ocidente, os idosos limitam-se a sobreviver dia-a-dia. No Oriente, ser velho é ser dono do saber, ter maturidade e prudência.

Emocional: Diretamente relacionada com a maturidade, auto-conhecimento, e boa governância da emoção. Estimula as relações interpessoais que por vezes nos conduzem ou não ao stress e é puramente responsável por facilitar a expansão da consciência que nos permite vivermos a sensação de travar a “caminhada” do tempo.

Biológica: Entramos na relação fisica e quimica corporal, o que seria o maior imputador das mudanças provocadas pelo tempo. Hoje em dia, com os maiores cuidados com a saúde a esperança de vida biológica se expande. E esta evolução nos dá a possibilidade de escolha em estilos diversos de condução de vida.

Espiritual: Além das energias corporais mensuráveis cientificamente, existe essa. A mais conhecida como a essência de um ser. Influencia nossos pensamentos, comportamentos, escolhas e decisões.

Social: A convivência com outros seres humanos é vitail. Pessoas que interagem sentem-se úteis e integradas no meio, por isso mesmo são mais jovens e ativas.

ENTÃO QUAL É A SUA IDADE "ESCOLHIDA"?

3 comentários:

  1. Como sempre, ótimo texto, Enaide!

    Tenho 20 anos atualmente. Já tive várias idades, mas esta é a que reflete meu estado interior, de alegria, leveza, inconformismo, idealismo, paixão...

    Cinco anos atrás, eu tinha uns 70. Vivia angustiada e triste com o fim de um ciclo, sendo incapaz de modificar a realidade existemte, achando que já era tarde. Um bom tratamento de reposição hormonal, uma mudança de casa e de hábistos, pronto, perdi os 50 anos excedentes.

    A gente tem que buscar as novas alternativas.Aqui tem um micro-texto sobre isso:

    http://euleiomagalimoraes.blogspot.com/2009/09/simples-assim.html

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Complicado isso de tempo, hein? Bom, cronologicamente eu tenho 30, mas me sinto como se tivesse uns 23 e as vezes ainda meio que saindo da adolescência, outras uma senhora de 45 anos, mas sempre com rostinho de 20 e poucos, ... e ao mesmo tempo com uma maturidade para minha idade cronológica bem parecida em experiência de vida. Penso ser assim mesmo, dependendo do que estamos passando, nos sentimos de um modo diferente referente a várias idades que vc descreveu.... deu pra entender??
    Muito bom o texto, é para pensar mesmo...

    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fatima e Beca

    Eu tenho 22 comportamental, e juro não abro mão disso, jamais.
    Não se assustem se qq dia me encontrarem rodando por aí com 17 rsrsrsrsrsrsrsr.
    Adoro quem se permite!

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO