segunda-feira, 16 de novembro de 2009


Durante 1 mês cumprimente à todos, e aí?

Uma das primeiras palavras que os seres humanos aprendem a dizer, ainda no "tatibitati", e quando adultos na corrida interminável, ficamos sem tempo para essa expressão tão básica.

Uma pena, porque dizer "OI", não é apenas dizer "OI".
É uma pausa ainda que mínima para afirmar o valor do outro tendo o nosso ser afirmado em retorno.

Fácil? Nem tanto...
A idade nos envolve em uma "crosta" embora ainda macios por dentro. Como o interior só é "visto" quando de uma forma mais próxima alguém se aproxima de nós, então a casca gera desconfiança.

"Quanto mais velhos ficamos, mais nos voltamos para o cumprimento das tarefas da vida e os desconhecidos só aumentam em número na sua rua" por Dr. Allan Allday da Universidade do Estado de Oklahoma.

Como quase ninguém está acostumado a ser cumprimentado por estranhos nos dias de hoje, acaba se tornando uma maneira sorrateira de chamar atenção. Em simples exemplos fica fácil de perceber esta afirmação: Quando dizemos "OI" para o caixa do supermercado por exemplo, com certeza seremos mais bem atendidos. Ele deixa a automação funcional de lado para observar que diante dele tem um ser. Observe!

Em um dos testes do Prof. Allan, onde cumprimentou individualmente cada um dos seus alunos teve em resposta 27% de melhoria no aproveitamento em classe e em provas, além de tornar o ensino menos impessoal.
Pessoas que em geral não seriam reconhecidas:
Os tortos, os sujos, os estranhos... As pessoas que "normalmente" são evitadas serão sempre as que te retribuirão mais calorosamente, por estarem tão acostumados a serem ignorados, que o OI dispensado a ele terá um peso incalculável.

Em cidades pequenas (por vezes rurais) ainda é comum ver cumprimentos tímidos a aqueles que nem se conhece. Já nos centros mais urbanos, é comportamento até "assustador" para alguns.
Faça o teste, quando tiver oportunidade, e não se incomode se virar ponto fixo de admiração daqueles aos quais você cumprimentou mesmo sem conhecer na rua, ou parado(a) num sinal de transito.
Porém é preciso ter cuidado com as crianças...
Sinal dos tempos, é que os mais jovens instintivamente tem medo dos estranhos. Fase mais perceptível é entre a faixa etária de 5 e 15 anos, nos transformam com olhares como se fossemos criaturas ameaçadoras.
E no casamento?
Quantas vezes você diz OI ao seu parceiro(a)?
Eu já me peguei rareando no cumprimento e quando dou atenção a isso o dia se torna bem mais leve para ambos.

Em conclusão, observasse que dizer "OI" é praticamente impossível de fazê-lo sem sorrir.
Por estudos, já se afirma que sorrir diminui a pressão arterial, aumenta a imunidade e até libera anestésicos naturais (endorfinas) e tudo isso junto reduz o estresse, promove felicidade e melhora a saúde geral do indivíduo.

Conclui-se que, dizer "OI" faz bem a saúde!

O efeito a quem o recebe pode ser rotulado como tendo efeito semelhante, porque em estudos canadenses, onde pessoas que viam antes de exames, fotos de pessoas sorridentes, em 60% tinham menos cortisol, hormônio do estresse, na sua composição sanguínea.

Se mudaremos o mundo dizendo mais OIS durante o dia?
Não sei ao certo, mas já testei e posso afirmar que me sinto mais leve, mais conectada, com sensação mais intensa de bem estar.

Você tem medo de parecer estranho demais aos outros?
Faça uma meta, por exemplo de 3 OIS diários, a estranhos, até em locais diferentes onde trafegue e terá ao final de 1 ano 1.095 "OIS" dedicados ao seu bem estar e distribuídos na mesma proporção.

Porém não esqueça de dizer OI ao estranho mais importante de todos:
Dizer OI a nós mesmos toda manhã, no espelho, é reconhecer a pessoa que mais precisa disso.

OI pra Você!

3 comentários:

  1. Acabei de responder ao e-mail!

    Não gosto de dizer só oi. Prefiro dizer oi, tudo bem? E se eu não gosto da pessoa, só digo bom dia, ou boa tarde, secamente. Não deixo de cumprimentar, acho falta de educação passar por alguém ignorando-o. Seja o policial da esquina, o porteiro, o balconista da farmácia, primeiro cumprimento e depois falo algo que precise. Faz diferença. Ah, e detesto quando usam o OI no sentido de como, não ouvi, repita, por favor. Acho de uma preguiça horrível!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a FÊ!
    quase em tudo.
    Só que tenho a mania de dizer oi, quando me chamam!!

    OI PRA TI ENAIDE!!!

    bjos no ♥

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio comentar! BJOKAS!

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO