domingo, 30 de agosto de 2009


TRAIÇÃO EM RELACIONAMENTOS



Falou-se em traição, logo pensamos em um relacionamento homem/mulher com um mínimo de compromisso compactuado antes do ato em si.
Eu vou além.

Traição =
1. Ato ou efeito de trair.
2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo.
3. Perfídia, deslealdade, aleivosia.
4. Infidelidade no amor.
5. Cilada

Traidor. =
1. Que atraiçoa.
2. Perigoso com aparência de seguro.

Fidelidade. =
1. Qualidade de quem é fiel.
2. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
3. Observância rigorosa da verdade; exatidão.

Ato praticado, e aí?
Perdoar ou chutar o balde?

Rotulando...
O traidor é a pessoa que rompe o pacto de honestidade, lealdade ou de silêncio assumido com o outro.
Traição denota uma ruptura de contrato entre indivíduos, independente desse contrato ter sido elaborado de modo implícito ou explícito. Uma ruptura de confiança mútua, o que não está diretamente ligado ao fato única e exclusivamente sexual, também estaria vinculada a qualquer forma de confiança.
A deslealdade, apoderando-se de algo que não lhe pertence, divulgando informação sigilosa.

A traição de algum modo é sempre um ato agressivo, seja ela por parte de um amigo ou de um parceiro. É o uso indevido da confiança depositada em alguém e pode ser considerada como uma violência psicológica.

O terceiro indivíduo quando visto como único responsável pela traição pode indicar a impossibilidade de auto-observação do duo, colocando a culpa do rompimento do pacto de exclusividade em um agente externo, se desvinculando da necessidade de assumir seus atos e não aprendendo com evento ocorrido.

Em um relacionamento, comprometer-se significa estar junto.
Dentro da nossa cultura isto significa de algum modo “exclusividade afetiva”, mas cada relacionamento é único, por isto é difícil saber qual é o limite entre fidelidade e infidelidade, qual a linha que separa a alegria da tristeza, o companheirismo da solidão.

Num relacionamento conjugal, alguns estudos afirmam que para as mulheres a infidelidade estaria diretamente relacionada a parte emocional enquanto que os homens buscariam um vinculo centrado no sexo.
Os dados obtidos afirmam que aproximadamente 90% das mulheres infiéis estariam envolvidas sentimentalmente com a terceira pessoa da relação.

Quais as dificuldades que podem estar sendo sentidas e não observadas, não trabalhadas. Talvez a relação não volte a ser a mesma, melhor que assim seja, o surgimento de uma nova forma de se relacionar, com mais diálogo e comunicação pode levar a um relacionamento mais positivo para ambos. O que pra mim ainda fica na teoria. Rsrsrsrs.

Relacionamento aberto é traição?
É uma relação sincera e franca entre duas pessoas adultas, que assumem as facilidades e dificuldades sociais e emocionais de terem crescido, de serem sujeito que desejam e são desejados. Não existe espaço para o segredo nem para a exclusividade, assim deste modo, dificilmente um encontro amoroso com um terceiro se poderia ser julgado como uma traição.
Importante observar que uma união aberta não é sinônimo de liberdade sexual nem de promiscuidade. É um processo de liberdade mental antes de ser sexual.

E o mais importante disso tudo, respeite-se para poder respeitar ao outro e merecer o mesmo em retribuição.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009


CUIDE DAS MÃOS



Elas...
Oferecem apoio no momento certo.
Consolam, e seguram firme a quem aparam.
Podem mais...
As mãos saúdam,
As Mãos sinalizam, envolvem,
As mãos dão carinho, estabelecem limites,
As mãos escrevem e abençoam.
As mãos desenham no ar o adeus, o até logo,
As mãos agasalham, curam feridas.
Para o mundo, o universo.
Para os idosos, a segurança.
Para a ira, erguida, é ameaça.
Para o pedinte, é suplica.
Para quem ama, é felicidade no toque.
Para quem chora, é conforto.
Elas agarram perturbadas.
Elas tocam com suavidade.
Elas acariciam ou ferem.
Elas abençoam ou amaldiçoam.
Elas edificam ou destroem.
Elas trabalham e realizam.
Nossas mãos podem exteriorizar o amor,
Construindo templos,
Ajudando enfermos,
Assinando tratados de paz,
Ou apenas tocando um instrumento musical.
Cuide das mãos.....


Cuidados com as mãos

Não são só os "iniciados" na quiromancia, tem muito médico por aí capaz de ler a mão. Mas nada de previsão do futuro. O segredo está nas unhas. Por incrível que possa parecer, elas são capazes de dizer muito sobre a nossa saúde, e podem dar sinais de doenças renais, pulmonares, cardiovasculares, hipotireoidismo e até câncer de pele.


Unhas fracas e "mentirinha"

A famosa "mentirinha", aqueles pontinhos brancos que surgem nas unhas, são apenas sinais de pequenos traumas. “Não precisa ser um trauma muito grande. Às vezes um esbarrão ou um batuque. Por isso é mais comum em crianças”.

Problemas renais, pulmonares e cardíacos

De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Doenças pulmonares como enfizema, derrame pleural e até câncer podem provocar unhas azuladas e também o aumento de curvatura.

Já a marca de estrias brancas podem ser indícios de que a saúde de seus rins não vai muito bem. O mais perigoso é a coloração marrom, que pode ser sinal de câncer de pele.

O excesso de exercícios aeróbicos, que chegam a causar descolamento das unhas. “O sangue vai menos para as extremidades do corpo e mais para o coração”, diz ele.

Cuidados

Entre as recomendações para unhas saudáveis estão o uso de luvas plásticas para mexer na terra ou na água, como lavar louças, deixá-las sem esmalte pelo menos um dia da semana, e evitar retirar totalmente a cutícula, que as protege de infecções por bactérias ou fungos.

E aquela conversa entre as mulheres de que esmalte de cor escura fortalece as unhas não é verdade. O cuidado nesse quesito vale apenas para quem desenvolve alergia a determinada cor. O incômodo que pode aparecer é apenas ver a unha impregnada por uma determinada cor ou amarelada pelo excessivo uso de esmalte.

Estética
Aproveite o dia sem esmalte para fazer o seguinte tratamento.
Esprema um limão, adicione 2 colheres de mel e 2 xícaras de água morna, coloque suas mãos nessa mistura previamente amornada por 10 minutos. Depois enxágüe em água corrente. Suas mãos estarão mais macias pela propriedade hidratante do mel e as unhas clareadas pelos ativos naturais do limão.

Fontes de pesquisa
Google e Discovery Channel

terça-feira, 25 de agosto de 2009


EU ENLOUQUECÍ ?



Quem define o que é loucura?
Como se define?
A crítica social?
A loucura como genialidade?
A loucura como arte?
A loucura individual e a loucura coletiva?
De tudo um pouco e para todos os gostos.

Resolvi que vou falar da loucura como desculpa.
Observe o período do nazismo e como Hitler conseguiu se manter no poder e envolver vários grupos sociais em seu projeto de extermínio. Pois uma das expressões mais recorrentes para explicar este fenômeno é o da loucura, que ele era louco…
Boa desculpa!
Só que é uma desculpa que evita o aprendizado da experiência. Se o outro está louco, não me identifico com ele.
O sujeito perdeu o traço da razão que qualifica o ser humano . Não há o que explicar.

É como se fosse aberto um grande parênteses, um vazio, antes que a via retome a sua normalidade. Se for assim, o período do nazismo é esta lacuna do inexplicável.
Mas será mesmo?
Ou isto é simplesmente uma fuga, para que não tenhamos que enfrentar nossos próprios medos mais secretos?
Agora, e se Hitler tivesse vencido, qual a versão que teríamos para loucura?
Esta desculpa serviria para encobrir o quê?

Os tiroteios, como o de um rapaz, na sessão de cinema de um filme disparou contra os espectadores, também remetem a esta mesma e imediata associação: loucura.
Fora as desculpas de loucura para os assassinatos por ciúme, no trânsito, ou outros motivos fúteis.

E com que nós nos identificamos?
Rimos da graça de que poderíamos, sim, estar ali, também, trancafiados mas porque não somo loucos, ah, não, levamos esta vida normal de tocar o dia-a-dia, de aceitar, mesmo que com tímidos protestos, a corrupção e as injustiças do mundo.
E quando as coisas não saem exatamente como esperado, dá para se ouvir alguém que ainda diz, mesmo que a quatro paredes:
Se a ditadura voltasse, nada disto estava ocorrendo!

Agora, alguém me explica quem é o louco aqui?
Fechar os olhos para a loucura, trancafiá-la entre quatro paredes ou domesticá-la com remédios poderosos sempre foi uma estratégia recorrente.

Na Idade Media, recolhiam-se os loucos (quem seriam eles?), colocavam em uma embarcação e soltavam no mar, certos de que, a deriva, morreriam.

Era a Nau dos Insensatos.

Adoro a expressão, seu ritmo e sua força.
Será que a nau dos insensatos continua vagando por aí, esperando para que embarquemos nela?
E podemos utilizar a loucura como justificativa e desculpa para fazer o que queremos?

----------------------------------
Tem post novo na página dedicada ao BBB

(clique na imagem ou no menu no topo)


domingo, 23 de agosto de 2009


EU IGUAL?
EU ESPECIAL ?



A primeira pausa:

Minha vida gira em torno dos negócios, da família, do amor, da amizade… da vida em sumo!!
E na introdução de qualquer um meio percebo que comecei usando a imitação. Até então nada de errado, certo?
Mas o problema está em imitar o que e a quem… e por quanto tempo?
Fácil observar “casos de sucesso”. Admirar os nomes famosos, fazer reverencias a Bill Gates da Microsoft. Idolatrar as “mega corporações” como novos oráculos. E, geralmente usei como exemplo o que está longe e inacessível, e ainda acreditei que, aquilo sim é o maior da perfeição. As capas de revistas exercem enorme fascínio e de repente, fico infeliz por não estar com a cara estampada, no meio das badalações!
Quanto maior a distância, maior a paixão!?
Observo essa forma de pensar, e tento avaliar como modelo de valores de vida.
Consigo apenas observar como coloco um foco enorme na ilusão dos efeitos e muito pouco no concreto das causas. E, o que é pior, jogo para bem longe a consciência do enorme poder que carrego, por trazer dentro de eu mesma vigor de excepcionalidade.

Faço nova pausa e lembro que:

Especial não é o ouro, eleito pela humanidade como símbolo da riqueza. Especial é o bicho da seda, que opera a transformação de um verme num patrimônio.
Especial não é o filhote de um dálmata de pedigree ser vendido por R$ 500,00. Especial é a ninhada da vira-lata Catita, que salvou uma criança do ataque de um “pit-bull”, ter sido comprada por esse mesmo valor.
Especial não é se apaixonar pela Gisele Bündchen ou Brad Pitt. É conseguir lembrar e sentir mais uma vez os sentimentos que faziam seu coração palpitar quando era apenas uma adolescente.

Daí surgem novas questões:

Se o importante nessa luta pela vida, é a luta interior, que travamos conosco mesmos? Então não deveria ser tomada por uma síndrome de que o sucesso só acontece do lado de fora.
Ao olhar, prestar atenção, ter respeito e admiração por alguém que representa algo que gostaria de ser um dia e, necessariamente superar . Esse estado me coloca em regime de atenção para as coisas boas, nobres, talentosas.
Um inimigo pode fazer muito, se revela ângulos inteligentes para competir.

Vou seguindo procurando olhar ao meu redor. Procurando na minha cidade, no meu bairro, no meu estado. Prestando atenção nas pessoas que estão sendo especiais. Fazendo a diferença, acontecendo.
Começar copiando não é desonra é elogio. Criar o meu próprio modelo será a evolução natural disso tudo, pois tenho dentro de mim a obrigação de perseguir a minha essência.
Quero ter velocidade. O tempo não para. Vou me libertar daqueles “enroscos de rio” e usar a força da corrente a meu favor.

Apenas hoje e para hoje chego a conclusão que:

Real é o que eu penso! Começo agora a minha lista de especialidades e, incluo-me nela!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009


DIÁRIOS


Esse costume de escrever, vivências, impressões e demais fatos cotidianos, guardados no fundo da gaveta de calcinhas ou camisolas, cheirando a sabonete.
Tudo escrito num calhamaço de celulose, feito de forma que apenas um simples caderno fosse o cúmplice do que ali era relatado. Quantos mais folhas preenchidas, mais alto o valor e maior a curiosidade que ronda o fascínio de descobrir segredos que não são revelados nem para a amiga mais íntima.

Mas qual a ligação real, ao que tenho a HONRA de tentar divulgar como boa leitura?
Tive a sorte de ter ao meu alcance está nova forma de comunicação que são os blogs, e os seus mais variados formatos e intenções.
Graças a eles a encontrei, pois seriamos antes dessa forma de comunicação, meramente desconhecidas, e na Internet descobri uma grande amiga e companheira, ela, excelente escritora, e eu completamente adepta ao que os blogs podem fornecer como leitura.
Ela, tinha um texto maravilhoso guardado a sete chaves, e quando eu soube disso através de uma breve sinopse, que me foi dada, levou minha curiosidade ao extremo.

Coloquei “pilha” sim, Publica! Publica! Publica!
Não só pela busca de valorização e sim pela fascinante leitura, que venho fazendo desde o mês de julho de 2008, resolvi compartilhar com inúmeros internautas, tão gratificante encontro com as letras, casos e acasos, confusões e soluções, que o personagem criado nos propõe.
Por sorte minha e tenho certeza que sua também, está o primeiro volume já completo.
O Canções da Minha Vida, não se trata de um diário pessoal, mas sim um “pseudo diário” do personagem, a Malu, maravilhosamente criado por Marina Monteiro (Mari minha querida amiga irmã internética), que nos conta, de uma maneira linda, seu evoluir como ser humano.

Não pincelo, nem darei a sinopse, não quero estragar nenhuma das surpresas que encontrará.
Durante a publicação capitular que foi feita na época, em formato Blog, meu envolvimento foi tamanho a ponto de juntas, eu a autora e outra amiga em comum seguimos no segundo volume, isso mesmo, a continuação, Diários de Malu, numa brincadeira demos rosto aos personagens à nossa maneira. A autora conduzia os textos e nós na madrugada após a leitura da publicação do livro “vivenciávamos” "discutiamos comportamentos" cada letra ou vírgula em conversas intermináveis em “chat triplo”, o que só veio brindar a bela obra que esconde de quem vive mas não de quem lê, todo cotidiano de um belo grupo que foi formado no primeiro.
Não percam a oportunidade que tive e ainda tenho, e quem sabe como eu, envolver-se na trama, como se fizesse parte dela.

Os autores, Ah! Os autores, necessitam de amigos ou ouvidos simpáticos, pessoas que possam ouvir suas estórias . Deixemos “colocar” vossas estórias o que não significa conduzir vidas, mas utilizar de um veículo de partilha, sem precedentes.

Clique na Imagem abaixo siga para o PORTAL muito mais inrriquecido do que conseguí expor aqui.




quinta-feira, 20 de agosto de 2009


QUERER



Quero
ser brisa, ser vento, tempestade.
Encostar rostos,
Varrer corpos e mentes feridas

Passear na terra, circundar mundo,
Aliviando sentidos, leve, forte, peso de vida.

Quero
Ser braço conforto, levando amor,
em punho bandeira tremula ao vento
Viajar lagos e oceanos,
Alimentar gaivotas, tocar golfinhos,
rodar leme por mundos

Conhecer povos,
aportar mansamente, espiar lares,
Atracar com versos de mundo.

Quero
Brilhar estrela, ponto de luz
Brilhar sol, calor
Brilhar Lua, a espera do dia

Satisfazer desejos e retirar véus.

Quero
Ser poeta, navegando mentes.
Sacudindo corações
Escutando suspiros
Enxugando lágrimas
Alimentando almas.

Ah! Se eu pudesse....

-------------------------------------
Hoje é a vez "DELA",
a grande responsável por toda
essa mistura de sentimentos na história
que será contada.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009


PALAVRÕES, VOCÊ FALA?

Aprendemos palavrões e como usá-los sem precisar estudar e sem qualquer explicação. Mesmo crianças pequenas sabem que certas palavras são "feias", embora nem sempre saibam o significado delas.

Mas palavrões não são tão simples como parecem ser. Falar palavrões é um tabu em quase todas as culturas, mas em vez de evitá-los, como fazemos com outros tabus, nós os usamos freqüentemente.
A maioria os associa à raiva ou frustração. Além disso, seu cérebro lida com palavrões de forma diferente das outras palavras.
Muitas pesquisas a esse respeito mostram que os homens xingam mais que as mulheres, mas estudos focando o uso da língua pelas mulheres mostram que elas xingam em contextos mais específicos.

No início da infância, o choro é uma forma aceitável de demonstrar as emoções e aliviar estresse e ansiedade.
Conforme as crianças crescem, a sociedade ocidental os desencoraja a chorar, principalmente em público e é aí que entram os palavrões, da mesma forma que o choro para as crianças pequenas.
Os palavrões têm bastante efeito nas interações sociais.
Além disso, o uso de palavras específicas pode:

*estabelecer a identidade de um grupo,
*fixar um membro em um grupo e manter o vínculo desse grupo
*expressar solidariedade para com outras pessoas.
*expressar confiança e intimidade
*acrescentar humor, ênfase e expressar choque
*tentar esconder medo e insegurança porque acham que a situação requer essa atitude.

À primeira vista, parece que as pessoas podem falar palavrões quando bem entenderem e onde quer que estejam. No entanto, a lei constitucional pode ser trapaceira e um enorme número de processos relacionados com palavrões e xingamentos.
Acredite, mas, os tribunais têm examinado o uso de palavrões em contexto de incitação à violência, difamação e ameaças.
Além disso, muitos casos de assédio sexual envolveram registros de palavrões e xingamentos e alguns tribunais determinaram que isso cria um ambiente hostil e constitui assédio.

Assista o vídeo, e ria a vontade, afinal não será julgado, não foi você que falou!

Vídeo do youtube.com



---------------------------

E como não chamar?
Se nasceste como uma linda boneca e num momento,
tão... tão... shhhhhhh!


terça-feira, 18 de agosto de 2009


RIR AINDA É UMA BOA OPÇÃO



Um pouquinho de alegria garimpada!
(Autores desconhecidos)

>> “Estamos numa época em que o fim do mundo não assusta tanto quanto o fim do mês”

>> “Em redor do buraco tudo é beira”

>> “Mal por mal, melhor ter Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derrama-la antes de beber”

>> “Se sair de casa e um pombo cagar na sua cabeça, relaxe e pense como a natureza é sábia, ela não deu asas ao elefante”

>> “ A verdadeira bravura está em chegar bêbado em casa, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura nas mãos e ainda ter peito de perguntar se, vai varrer ou voar”

>> “ Celulite não é defeito. Os furinhos querem dizer: Eu sou gostosa em braile”

>> Amigo é igual parafuso, a gente só sabe que é na hora do aperto”

>> ''Uma mulher Virgem, é aquela que teve muitos Natais, mas nenhuma noite Feliz!''

>> ''A maioria dos homens vêem a Playboy pelo mesmo motivo que vêem a National Geographic. Gostam de ver lugares que nunca irão visitar.''

>> ''Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bunda te empurra pra frente''

>> ''No mundo atual está se investindo 5 vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pau duro, mas eles não se lembrarão para que servem.''

>> ''Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente e sempre pelo mesmo motivo.''

>> ''Casamento é igual a uma piscina gelada. O primeiro idiota que pula fica fingindo que a água tá boa.''

>> ''As nuvens são como os chefes: quando desaparecem o dia fica mais lindo''

--------------------------------------------

Eu me seguro frente aos "predicados"! vc conseguirá?


segunda-feira, 17 de agosto de 2009


COMO UM BONSAI



Bonsai, sua imagem naquelas árvores minúsculas, de imensa simplicidade, que se iguala a atenção, cuidado e paciência.
Um Bonsai não é uma árvore normal, que se deixa nascer da semente lançada a esmo.
É uma obra de arte desde a mais tenra idade. Exige perícia, mãos seguras e olhos atentos...
Ter um Bonsai é fácil, mantê-lo é que é difícil.
O Bonsai mais importante que temos que cuidar na vida chama-se ...EU.
Minhas palavras passam apenas pelo sentimento que devemos tomar o cuidado de nascer e renascer todos os dias, não esquecendo que estamos permanentemente em construção.
Como o nosso coração, o Bonsai, tem a forma que nós lhe dermos e sempre será aquilo que fizermos dele.

Comprei um dia um Bonsai e vinham quatro instruções básicas no cuidado de tão singela obra de decoração do meu lar.

1. Esteja sempre atento quanto a tempos de rega, altura de poda, mudança de terra e de vaso. Vá examinando as folhas e o crescimento das pontas dos ramos quotidianamente para acompanhar o seu crescimento saudável.

Estar atento ao nosso coração, é não nos deixarmos empurrar para caminhos que nos desinstalam de nós próprios.
Não devemos permitir que nos tirem das mãos a tarefa de nos construirmos como indivíduos.
É fácil nos roubarem de nós próprios. Nos tornando carneiros mansos de um rebanho.
E acabamos entrando no vício de “Todos fazem assim...”.

2. Quando tratar do seu Bonsai, para regar, limpar ou podar, faça-o com cuidado extremo e calma de um monge, para não danificar os mais frágeis galhos.

A serenidade. O mais fácil é a vida nos tornar brutos. Com certeza um dia já fomos magoados, e com isso nos armamos com a capa da brutalidade em auto-proteção.
O ato do ricochete acaba por nos habitar sem que sintamos a real necessidade disso e vira hábito.
Respiremos e deixemos a certeza que toda e qualquer situação ocorre uma única vez e em um único momento.
O Ontem já se foi e as folhas e galhos a serem aparados agora são outros.

3. Periodicamente, regue seu Bonsai mergulhando-o em água e deixando-o repousar nela por alguns minutos.

O Parar. Sem saber o porque nós deixamos que nos imputem a responsabilidade de agir incessantemente, e esquecemos que estar quieto é uma arte.
Um dia cheio não significa um dia “Em Cheio”!
Todos perseguimos sonhos que queremos realizar amanhã senão ainda hoje.
Acabamos inventando uma vida da qual somo meros funcionários.
Paremos para SER, apenas SER.
Parar de coração desabotoado.

4. O seu Bonsai precisa de cuidados, mas respeite o seu ritmo natural de crescimento. Necessita de ser podado, regado e exposto ao sol, mas não o faça exageradamente, com pressa que ele se desenvolva, porque isso fará com que ele seque.

A Paciência. O costume de querer para ontem.
Normalmente esperar é triste e doloroso.
A paciência caminha de mãos dadas com a maturidade, e é totalmente desigual a passividade.
A paciência tem o rosto da Esperança. Os olhos fitados no amanhã, mas sem jamais largar as “Cordas da Vida”.
Paciência é fortaleza, enraíza-se e torna uma segurança invejável.
Por isso depois de passada uma tempestade, observamos que dela saímos mais fortes e sábios.

Obrigue-se a escolha entre duas vidas distintas:
A VIDA QUE ACONTECE OU A VIDA QUE CONSTRÓI

A primeira vem regada de absurdos, dissabores, surpresas e provas.
A segunda está cheia de apelos, semeada de sonhos e projetos.
A primeira é natural, reativa.
A segunda nos da possibilidade de opções, atitudes, escolhas, decisões, recomeços e renascimentos.

Dê ao seu coração a oportunidade de ser um Bonsai.
------------------------------
Breve!!!!


domingo, 16 de agosto de 2009


CARRUAGEM DA VIDA




Na vida nos carrega sobre suas rodas puxadas por cavalos insanos e irracionais.
Se os cavalos caminham calmos e não famintos então podemos apreciar a paisagem.
Dizem que os cavalos atrelados, são seres ultra-sensoriais e por isso o cotidiano os afetam como a navalha de uma espora.
E quem tem a rédea dessa carruagem?
Nós ou nossos conviventes.
Aqueles que não tem o poder de comando no exato momento da navalhada deveriam se contentar em simplesmente não sacudir a carroça para não tombar.
Se irmanar com o condutor, deixando-o tranqüilo e ajudá-lo a tentar retomar o comando, deveria ser o supra sumo da inteligência.
Teimar com o condutor é mais perigoso, que tentar falar com os animais irracionais feridos, que puxam sua carruagem a trote e no desgoverno.
Alguns, tentam sacudir por simples deliberação.
O que move estas pessoas desavisadas ou inconseqüentes?
Talvez aqueles que gostam de emoção, não se travem por um galope. Ou pela sensação do vento forte bater no rosto. Não medem as conseqüências do momento seguinte.
A única conseqüência é o desastre.
E quantos restarão apenas feridos desse tombar?
Não podemos prever. E o que nos resta é tentar saltar ileso ou ter em mãos talas, e ataduras frescas e estéreis para acudir os desavisados e inconseqüentes, feridos na imprudência.
Ficamos sonhando, e torcendo para que todos num próximo lastro de espora comportem-se, quietos e cuidadosos sobre a diligência da vida, aguardando passar a dor da esporada, acalmando o condutor pra depois então mudar o caminho da diligência, para a trilha mais calma da relva.
Tomar as rédeas a força não te conduz, te tomba.

----------------------------------------------
HUMMMM????



sábado, 15 de agosto de 2009

EQUILIBRAR-SE



Vivemos em desequilíbrio constante. É o mais certo encararmos isso como um prenúncio de fracasso.
Muitas vezes esta sensação nos leva a crer que devemos desistir de um sonho de tanto tempo.

Mas e como funciona nosso corpo fisiologicamente, senão um eterno desequilíbrio que nos mantém vivos.

Refletindo...

A Fome
Na carência de extratos necessários para continuarmos saudáveis, temos a sensação de fome que nos obriga a ingerir substratos e restabelecer o equilíbrio orgânico.

A Sede
O líquido existente nas nossas entranhas fica escasso e então em defesa sentimos a sede que nos move à ingerir líquidos, e com isso nos restabelecemos.

O Frio
Uma manifestação do nosso corpo avisando que o calor que ele gera naquele momento não é suficiente para nos manter aquecidos. Então nos agasalhamos e voltamos ao equilíbrio do bem estar geral.

E o que dizer do ato simples, que se torna o Andar, após a tenra idade de 1 ano ou pouco mais?

Ficamos eretos sobre duas pernas. Mas, para andar, nos mover ao destino almejado, a primeira necessidade é tirar um pé do chão e nos obrigar ao desequilíbrio, o que nos move a articular a perna erguida a nos repor no equilíbrio primeiro, e assim sucessivamente.

Então?
Porque não receber a possibilidade do insucesso aos nos desequilibrar frente a uma situação e nos "mover" a procura pelo novo equilíbrio?
A verdade é que tudo contribui para nossa evolução.

Os tão complexos problemas podem ser amainados com uma nova forma de enxergá-los.
Tentemos primeiro aprender o ato de "re-olhar".

Mudar nada mais é que um desequilíbrio forçado, procurando uma nova forma de agir, pensar em busca pelo restabelecimento do equilíbrio necessário.

Nós somos movidos ao desequilíbrio diariamente e naturalmente, e isso nos move a alcançar a maior dose equilíbrio interior, a procura da grande estabilidade em todos os âmbitos.

Por isso esteja sempre a postos para retomar o SEU EIXO!

-------------------------------------------------------
Tá chegando!!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


AMIZADE ENTRE MULHERES




A muito se fala que a amizade entre mulheres não é verdadeira...
Que somos invejosas, intrigueiras..., nem sei quantos outros adjetivos usam e que tudo isso se dá a procura de uma boa companhia masculina .
Leia o texto e diga se continua afirmando isso ou se irá fazer tudo para desmentir este “BOATO”.

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é verdadeiramente especial. Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e da proteção do futuro. Constituem um remanso no meio do mundo real, cheio de tempestades e obstáculos.

As amigas ajudam a encher os vazios emocionais das relações com os homens e ajudam a refletir sobre quem realmente são elas.
Após 50 anos de pesquisas, verificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro feminino que ajudam a criar e manter os laços de amizades entre as mulheres.

Os pesquisadores, homens em sua maioria, foram surpreendidos com os resultados dos estudos. Quando o hormônio oxitocina é liberado como parte da reação das mulheres ao stress, elas sentem a necessidade de proteger suas crianças e de se agruparem com outras mulheres.
Quando acontece isso, uma quantidade ainda maior de oxitocina é liberada pelo organismo, reduzindo o stress agudo e provocando um efeito tranqüilizante.
Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona que os homens produzem em quantidades elevadas tende a neutralizar os efeitos da oxitocina.
Já os estrógenos femininos aumentam a produção deste hormônio.

Depois de estudos repetidos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres, que são amigas verdadeiras e leais, contribuem para uma redução dos riscos das doenças relacionadas à pressão arterial e ao colesterol.
Acredita-se que esta pode ser uma das razões pelas quais geralmente as mulheres vivem mais do que os homens.
As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres, não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas ajuda as mulheres, não só a viver mais, como também a viver melhor.

O estudo sobre a saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior é a probabilidade de que chegue à velhice sem problemas físicos e levando uma vida plena e saudável.

Neste mesmo estudo observou-se como as mulheres superam os momentos críticos (como a morte do esposo ou dos pais) e percebeu-se também que as mulheres que podem confiar em suas amigas reagem às doenças sérias e recuperam-se em um espaço de tempo menor do que aquelas que não têm em quem confiar.

O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte de força, bem estar, alegria e saúde.

Por essa razão e por muito mais, Viva a amizade entre mulheres.
(Enaide Portugal)

domingo, 9 de agosto de 2009


CONFESSAR



Pregam ato de arrependimento.
A mim, apenas o reolhar as entranhas
Descobrir que é só compreender.
Não ter dó de si por erros
Por vezes acertos que a hora propunha.
Todos os eus me habitam e gritam
Cores, credos, e quereres.
E porque não tenho pena?
Apenas convivo, habito-me.
Busco um total
E não fujo
Deixo-me sentir sonho,
Sinto...
Amores e vícios torturam.
Desmorono com um tiro de sensatez
Crio para mim certeza
Mas de que?
Fico na verdade e no manso
Vivo ser lago
Meio morno, meio vivo
Está lá
A possibilidade de ser mar
Ao sabor do vento
Um dia manso com crianças a borda
No outro maremoto
Sou feita do que vivi
Meu coração é flagelo do que senti
Aceita quem não conhece
Não sei onde parar
Mas existe a certeza de seguir
(Enaide Portugal)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009


SILÊNCIO



Olhe minha boca!
Apenas silêncio trafega.
Não fale, apenas imagine contrário.
Não diga nada, também não rume fuga.
Seduza passageiro que estingue verdadeiro.
Silêncio...
Perfume exala...
Não flor, nem frasco de perfume
Suor de lembranças, olor
Desterra viço, como desenterra quem foi...
Silêncio...
Não fala amor, não fala saudade...
Fala lembrança
Silêncio...
Ensina, não grita e não desatina.
Silêncio...
Conforta, aorta da vida.
Sangra, não desvitaliza.
Suaviza, seduz quem passa.
Silêncio...
Sinfonia, esconde verdades e canta mentiras
Não pergunte.
Olhe meus olhos que, em brasa apenas, gotejam...
Silêncio.
(Enaide Portugal)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009


MAIS OU MENOS, ISSO OU AQUILO



E vai que pisca uma luz, no íntimo, desperta sentimentos, idéias e atitudes.

Não poucas vezes as conversas provocam estas reações em mim.

Ouço perguntas, leio opiniões, e se tem algo que me tira do sério e o tal mais ou menos.

Fico pensando ser, estar, querer..., “mais ou menos” Fico sendo, estando e querendo... “nada”.

A única tendência é sempre nivelar por baixo, gente, coisas e sentimentos.

Comecei a achar que estamos na era do mais ou menos mesmo.
Não há ideais, não há sonhos, alguém já disse que acabou, e as pessoas cambaleiam nas próprias pernas da ignorância e alienamento.
A religião funciona como mero balcão de negócios onde por fidelidade inclusive se compra o sonho patético de casa, comida e um carro na garagem, talvez dois.
Há aquelas que prometem viagens em rabos de cometas e de uma maneira especial de ser o que leva muitos a atitudes tresloucadas.
As românticas experimentações de drogas representam mais saídas para buscar iluminações, criar músicas e escrever poesias.

As viagens de hoje são prisões de loucura e demência e morte por overdose ou no meio de tiroteio feroz entre senhores do tráfico, porque afinal business is business.

Colocar silicone, tirar silicone, colocar piercings nos lugares mais improváveis, são as únicas formas de parecer diferente e isto é só ficar “mais ou menos” igual a todos.

Emparedados, e dados a excelentes máquinas nas academias, que só te fazem erguer um tanto de peso maior que no mês anterior, em busca do corpo , “mais ou menos” igual ao do teu “vizinho”.

O sim pode ser não, e o não pode ser sim, no sexo, nas idéias, na economia, até nas guerras e assim estamos quase todos envoltos num enorme redemoinho de coisas “mais ou menos”.

Falta autenticidade e quando ela aparece em alguém, cria um herói, e logo dizemos , ele é autêntico e a baba escorre nos cantos da boca no próximo segundo. Ser “mais ou menos” talvez nos de a dignidade de ser cínicos .
As simplórias caixinhas de promessa faziam melhor, isso porque cobertas de certa ingenuidade, somos tentados a olhar os ingênuos com mais aceitação, porque são considerados como os fracos e mais comuns.
Mas que escolha restará:
Ouvir o “não vos conheço...” ou ser taxado pelo tal momento de "mornidão"?

Não vou rir nem chorar, mais ou menos;
Não quero dormir ou estar acordada, mais ou menos;
Nem na melhora de uma intempérie, quero estar mais ou menos;

É tudo ou nada!
(Enaide Portugal)

terça-feira, 4 de agosto de 2009


EXERCITE SEU CÉREBRO



Os Sete Princípios de André Vermeulen

1.. Estimule-se fisicamente. Mova-se.
Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol.
Faça exercícios de lateralidade, por exemplo, com a mão esquerda. Toque sua orelha direita e com a mão direita toque seu nariz. Agora vice-versa e repita várias vezes até dominá-los.

2.. Tome oito copos de água.
De acordo com os especialistas, isso não é opcional, é obrigatório se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. E se estamos estressados, devemos aumentar para 16 copos de água ao dia. 90% do volume de nosso cérebro está composto por água e é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

3.. Oxigenize-se. Caminhe diariamente.
Antes um trabalho que necessite de concentração respire fundo. Respire em 4 tempos, segure o ar em 16 e exale em 8. O doutor Otto Warburg, Prêmio Nobel de Fisiología, fez uma experiência na qual conseguiu converter células sãs em malígnas, através do simples procedimento de reduzir-lhes o oxigênio.
Fique rodeado de plantas. Sabia que uma só planta pode remover partículas contaminadas do ar
em um espaço de 9 metros quadrados? Aumentam nossa produtividade em 10%. Algumas plantas como as dálias provaram ser as melhores para isso.

4.. Consuma alimentos para o cérebro.
Cinco porções de fruta e verduras ao dia, sementes, alho, grãos completos, cogumelos, azeite extra-virgem e proteínas. O peixe literalmente proporciona a formação de novas células nervosas.

5.. Pense positivamente. Os pensamentos negativos geram químicos que bloqueiam a conecção entre os neurotransmissores. Como dizia Henry Ford:
"Se pensas que podes o que não podes, sempre estarás com a razão".

6.. Escute música barroca. Ajuda a criatividade. Facilita o aprendizado. Um fazendeiro comprovou que ao colocar música barroca para suas vacas, houve um aumento na produção de leite e de glóbulos brancos.

7.. Libere seu cérebro. Se não o usarmos, o perderemos. Jogue xadrez, resolva palavras-cruzadas, aprenda a tocar um instrumento, faça matemática, viaje a lugares novos, vá a exposições de arte, leia, estude algo.
Escreva e desenhe com as duas mãos. Abra sua mente a novas experiências e formas de pensar.
Tudo isso faz com que o cérebro funcione melhor.

Podemos concluir que neste chamado
"Milênio da Mente",
a única maneira de ser competitivo é manter um equilíbrio em nossas vidas, é alimentar o espirito e é não trabalhar demais, e sim trabalhar melhor….!

Testando O CÉREBRO

Não deixe de ler.

De aorcdo com uma peqsiusa

de uma uinrvesriddae ignlsea,

não ipomtra em qaul odrem as

Lteras de uma plravaa etãso,

a úncia csioa iprotmatne é que

a piremria e útmlia Lteras etejasm

no lgaur crteo. O rseto pdoe ser

uma bçguana ttaol, que vcoê

anida pdoe ler sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos

cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa

cmoo um tdoo.


Sohw de bloa.



Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!



Consegues encontrar 2 letras B abaixo? Não desista fácilmente!

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

Uma vez que encontrares os dois B

Encontra o 1

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIII1IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Uma vez o 1 encontrado.

Encontra o 6

9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999699999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999


Uma vez o 6 encontrado ......

Encontra o N (É díficil!)

MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMNMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM

Uma vez o N encontrado...

Encontra o Q..

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOQOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Você acabou de levar seu cérebro à um SPA Energizante de primeira.
Acredite!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009


GOSTARIA...

Nem sei se me conhece
Nem sei se voltou
Nem se apenas veio
Mas gostaria...
Não temo nosso relacionamento
Não temo se a intimidade chegará
Não temo o agora
E gostaria...
Sem o depois
Sem o encanto
Sem o afago
Ainda assim, gostaria...
Não sonhei ser musa
Não sonhei rivalizar a lua
Não sonhei seus pensamentos
Apenas gostaria... de ser poesia sua.
(Enaide Portugal)

TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO