sexta-feira, 31 de julho de 2009


A POUCO EXPLORADA WEB 2.0


Blogs, redes sociais, jogos eletrônicos compartilhados e sites, como Wikipédia, YouTube e Google Earth chamados de Web 2.0 que estão sempre em fase de testes e introduzindo novas funções, mudou definitivamente a relação das pessoas com a internet. E como fazer para manter os padrões de tecnologia, design e usabilidade que dominaram boa parte desses canais a favor dos usuários e das empresas?
Quanto mais pessoas puderem ter acesso aos canais de conhecimento, melhor. Na verdade o que ainda falta são investimentos e sabedoria para facilitar o acesso e garantir a qualidade nos serviços.
"A tecnologia é neutra e permite muitas coisas. Você faz o que quiser. Mas não basta saber usá-la. É preciso ter uma proposta de mudança. Em alguma parte de nosso sistema, pode-se introduzir um ciclo novo. Um grupo de pessoas que modifica a lógica atual" - Carlos Nepomuceno, professor de MBA em Gestão do Conhecimento da Coppe/UFRJ.

Sendo a Web 2.0 indutora de conhecimento real e ao alcance de todos é necessário diminuir no Brasil as "ilhas" (concentração de banda larga em poucos lugares) e os "desertos" (falta de acesso a internet) já que podemos perceber francamente como isso funciona hoje, pois antes quando um jornalista publicava um artigo ele era estático, hoje é tão dinâmico que podemos além de comentar ainda enviamos nossos próprios artigos.

Em outro círculo observamos a compra de um bilhete de cinema online e o bilheteiro do cinema há de mudar seu papel significativamente e a mesma coisa acontece com o caixa do banco pois vai requerer maior habilitação em todos os âmbitos sociais.

A internet não é nada sozinha, ela pode ajudar se soubermos usá-la e é claro que só trará benefício a sociedade desde que a capacidade criativa de quem a usa seja uma perrogativa sempre.

E em que patamar o Brasil está hoje?

No patamar de grande insatisfação.
A instabilidade, velocidade baixa, cobertura insuficiente e interrupções repentinas, determinam este estado. Há hoje cerca de 22 milhões de insatisfeitos nos registros de reclamações pelos usuários do sistema nacional.

Há falta de fiscalização, porque a internet ainda é considerada serviço de valor adicionado e não de telecomunicações. A Anatel só pode punir se conseguir provar que o problema da velocidade ou da interrupção é no modem, já que a legislação só considera o serviço das operadores até o aparelho do cliente.

"Não existe uma entidade que regule ou supervisione a qualidade da banda larga. Os preços são excessivamente altos e a qualidade baixa, principalmente no que diz respeito ao atendimento e suporte. É comum encontrarmos funcionários despreparados para lidar com o consumidor. Muitos provedores fazem propagandas oferecendo uma dada taxa de transmissão quando não são capazes de entregar nem a metade do acordado sendo beneficiados por cláusulas contratuais que os consumidores costumam ignorar, na assinatura dos contratos" afirma Bruno Figueiredo.

Em estudos das Universidades de Oxford e de Oviedo, sob encomenda da Cisco, dentre 42 países pesquisados o Brasil ocupa o 38º lugar a frente somente de Chipre, México, China e Índia.
Na ponta dessa colocação encontram-se, EUA, Japão, Coréia e Suécia, onde as fibras óticas já chegam até a casa do usuário com velocidade superior a 100 Mbps.
O que nos coloca na rabeira desse "ranking" é a velocidade, enquanto a média mundial é de 13 Mbps no Brasil 90% apenas desfruta de 2Mbps.

Esta difrença se reflete direto para as máquinas dos usuários, que não conseguem fazer o uso adequado dos aplicativos que existem hoje, como vídeos online, bate-papo com vídeo e troca de arquivos.
Sendo assim restringe nosso acesso ideal a detrminados serviços.

O grande responsável mais uma vez é o Governo pois ainda falta investimento na área. Investidores estrangeiros alegam o grande índice de impostos e burocracia sobre o serviço. As reservas técnicas esperam em média 6 meses e daí alguns brasileiros hospedam sites no exterior para baratear custos.

Existe uma luz no "fim do túnel", pois o Comitê Gestor, em parceria com a Anatel, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Inmetro, realizará uma pesquisa inédita no país, para medir a velocidade das conexões. A idéia "plana" no fato de permitir que o usuário saiba a verdadeira velocidade de sua conexão, também identificará possíveis atrasos na entrega de aplicações, assim como instabilidades e interrupções no serviço.

Antes que o resultado da pesquisa seja divulgado, as operadoras serão notificadas para que deem respostas a sociedade. Depois dessa primeira fase, o objetivo é que a medição seja rotineira.

"Acreditamos que essas medições vão ajudar o mercado a tornar-se mais competitivo e a idéia é que isso se reflita no consumidor. Queremos que aquele que oferece o serviço fique mais preocupado com a sua qualidade. E não só da banda larga, mas do atendimento geral" conclui Milton Kaoru - Coordenador Técnico do PTTMetro.
(post concluso da Revista do Crea-RJ- junho/julho de 2009)

-----------------------------------------------------------------------


" Interessante é ver o México na lista dos piores países junto com o Brasil. A TELMEX, é a dominadora das telecomunicações no México, e é a atual controladora da EMBRATEL no Brasil, conforme atual lei de telecomunicações brasileira. Muito mudou com a privatização dos serviços, porém as mudanças criaram uma demanda que as operadoras não estão suportando. As atuais controladoras dessas empresas, não investem o suficiente para atender esta demanda" informa e ajuda a concluir Claudio Reis - Engenheiro de Telecomunicações.

Ainda não dá pra alargar o sorriso, mas a esperança bate a nossa porta.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

MOMENTO UTILIDADE PÚBLICA



GRIPE SUINA - VÍRUS H1N1 - GRIPE A
Chame como quiser mas prevenir ainda o melhor remédio.

Recebí dias desses um e-mail com a tabela acima e com afirmações muito esclarecedoras para todos aqueles que estão em pânico e até para aqueles que acreditam que não tem como se livrar de um possível contágio.
Não seria uma vacina literária, mas tomando alguns cuidados você pode sim tentar evitar o contágio, dando tempo aos pesquisadores de providenciar eficazmente uma vacina antes que o vírus sofra muitas mutações, caso contrário entraremos no mesmo círculo vicioso dos outros vírus gripais, a cada ano nova vacina para os já "mutantes" acreditasse.

1- O vírus permanece vivo em uma maçaneta ou superfície lisa por um período de 10 horas.

2- O ácool em gel sendo usado para limpar as mãos deixa o vírus inativo e o mata.

3- A forma de contágio mais eficiente para o vírus é a aérea, mas para sua instalação ele precisa de ambiente úmido (mucosa do nariz, boca e olhos). O vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

4- Podemos evitar o contágio, não tocando olhos, nariz e boca e lavando as mãos 10 vezes por dia em média.

5- A incubação do vírus em organismo humano fica entre 5 e 7 dias e os sintomas aparecem quase que instantaneamente após este prazo.

6- Tomando o remédio correto dentro de 72 horas os prognósticos são muito bons e a melhora é de 100%.

7- O vírus não é letal, o que leva a morte é a complicação advinda dele, a Pneumonia.

8- Os familiares de pessoas que chegaram ao óbito, são transmissores em potencial, durante todo o período mesmo que só de incubação do vírus em seus organismos.

9- A pessoa contaminada é transmissora do vírus mesmo antes dos sintomas serem aparentes.

10- Não existe nenhuma possibilidade de contrairmos o vírus mais de uma vez, por enquanto, já que não houveram mutações significativas.

11- Por espirros ou tosse o portador do vírus o lança no ar, e eles se acumulam em maçanetas, dinheiro, papéis em geral sempre que houver umidade, por menor que seja. Como não podemos esterilizar tudo ao nosso redor o ideal é lavar as mãos o maior número de vezes ao dia, ou limpá-las com álcool em gel quando não tiver água e sabonete ao alcance.

12- O uso de máscaras cirúrgicas é mais eficaz ao combate na nova gripe, se for usada por todos os infectados, e menos eficaz quando usada por pessoas sadias.

13- Aumentar ou iniciar o uso de vitamina C não evitará o contágio, porém ajuda a resistir ao ataque do vírus.

14- A única precaução mais eficaz contra esse vírus até o momento é higienizar seu lar, escritórios, utensílios e evitar locais públicos principalmente os humanamente aglomerados.

15- Ainda não há confirmação se os fetos podem ser afetados com qualquer sequela se a gestante contrair o vírus. Todavia a gestante poderá tomar os medicamentos, mas sob total controle médico.

16- Sendo usuário de ácido acetil salicílico (AAS) por recomendação médica continue a ingerí-lo normalmente, mas não use como antitérmico ou analgésico neste momento de auto índice de contaminação por este novo vírus para amenizar qualquer um dos desconfortos citados.

17- Pessoas com Aids, Cancer, Diabetes, com déficit imunológico, etc... são pessoas que correm o maior risco com a evolução do contágio.

18- O vírus só morre depois de 5 dias no meio ambiente, ou pela exposição ao sol, ou ainda com a desifecção com álcool em gel ou sabão ou ainda antivirais específicos sendo usados pelos infectados.

19- A única forma de um acometido pelo vírus evitar o contágio de outras pessoas é o isolamento, e o uso das máscaras cirúrgicas quando o contato humano for inevitável.

20- O contaminado uma vez curado nunca mais contraíra o vírus, assim como o sarampo, catapora e outras doenças virais já conhecidas até então.

21- Ao ar livre o contágio ainda é muito pequeno, salvo alguém infectado espirrar ou tossir próximo à você.

22- Ainda que se controle e epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda é provável que a vacina ainda não esteja desenvolvida.

Atente-se, cuide-se e dê o tempo necessário para os pesquisadores chegarem a evolução e confecção final da vacina desse novo vírus.
Eles estão trabalhando para voltarmos a estar seguros mais uma vez.

terça-feira, 28 de julho de 2009



ATRITAR-SE JÁ!


Simples, mas profundo, preciso.
É nos relacionamentos que nos transformamos.

Você já viu a diferença que há entre as pedras
que estão na nascente de um rio,
e as pedras que estão em sua foz?

As pedras na nascente são toscas,
pontiagudas, cheias de arestas.

Quando elas vão sendo carregadas
pelo rio, sofrendo a ação da água
e se atritando com as outras pedras,
ao longo de muitos anos,
elas vão sendo polidas, desbastadas.

A observação mais importante é constatar
que não existem sentimentos, bons ou ruins,
sem a existência do outro, sem o seu contato.

Passar pela vida sem se permitir
um relacionamento próximo com o outro,
é não crescer, não evoluir, não se transformar.

Faz parte...
Reveses momentâneos servem para o crescimento.
A isso chamamos experiência.

Penso que existe algo mais profundo,
ainda nessa análise.
Começamos a jornada da vida como grandes pedras, cheias de excessos.

Ferir e ser ferido,
ter e provocar raiva,
ignorar e ser ignorado
faz parte da construção do aprendizado do amor.
Atritando-se e ficando cada vez menores, menores, menores...
Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?
Os excessos simplesmente era o que impedia ,de fazê-lo brilhar.
Não existe outra forma de descobrir o diamante que somos.
E envolvimento gera atrito.
Minha palavra final: ATRITE-SE!

(Enaide Portugal)

APENAS EU E VOCÊS




A Árvore de Amigos
Existem pessoas em nossas vidas
que nos deixam felizes pelo simples fato
de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem ao nosso lado,
vendo muitas luas passarem,
mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
O primeiro que nasce do broto
é o amigo pai e o amigo mãe.
Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão,
com quem dividimos o nosso espaço
para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família,
a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos,
os quais não sabíamos que
iam cruzar o nosso caminho.
Muitos desses são designados
amigos do peito, do coração.
São sinceros, são verdadeiros.
Sabem quando não estamos bem,
sabem o que nos faz feliz...

Às vezes, um desses amigos do peito
estala o nosso coração e então
é chamado de amigo namorado.
Esse dá brilho aos nossos olhos,
música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo,
talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.
Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face,
durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto,
não podemos nos esquecer dos amigos distantes,
que ficam nas pontas dos galhos,
mas que quando o vento sopra,
aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai,
o outono se aproxima,
e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão
e outras permanecem por muitas estações.
Mas o que nos deixa mais feliz
é que as que caíram continuam por perto,
continuam alimentando a nossa raiz com alegria.
Lembranças de momentos maravilhosos
enquanto cruzavam o nosso caminho.

Desejo à você, folha da minha árvore,
Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre...

Simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito,
mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
e a prova evidente de que
duas almas não se encontram por acaso.
(Enaide Portugal)

PARA ENCERRAR MINHA DEDICATÓRIA A VOCÊS, UM BELÍSSIMO TEXTO .......

NÃO ESQUEÇA DE OBSERVAR O AVISO DA AUTORA DO TEXTO ABAIXO!

"O mais importante....Leia o texto e depois leia de baixo para cima"

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

(Clarice Lispector)

domingo, 26 de julho de 2009


MÍDIA




A perplexidade aparece quando, há o hábito de ler dois jornais, num mesmo dia, por exemplo.


É notável que, a variação da visão do fato é perceptível.
O que torna complexa a busca pela informação real de um fato.
O ideal seria, que tivéssemos acesso a objetividade, neutralidade e imparcialidade, frente aos fatos e que o leitor pudesse tirar as próprias conclusões.

Mas, podemos observar que, existe na mídia acima de tudo é uma batalha para a conquista de mentes e coração dos leitores. Esta batalha usa como armas as palavras, imagens, direcionadas de uma forma muito inteligente.

Alguns analistas da mídia, afirmam que, não há divergência de pontos de vista, apenas o cumprimento de ideal.
O jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, diz
-“as diferenças de matiz permitem de um lado assegurar a aparência de liberdade
informativa e, de outro, atendem a uma exigência de marketing por fornecerem
aos distintos produtos (notícias) condições de se distinguirem entre si”.

É necessário, que haja diferença de abordagem dos fatos, pois a unanimidade seria no mínimo monótona.
Já dizia Nelson Rodrigues
“A unanimidade é burra”.
Na divulgação, simplesmente funcionaria como imposição de ponto de vista silenciando opiniões contrárias.

O que deveria ser respeitado, é não agravar com juízo apaixonado. Mostrar soluções, sem alarde de adesão.

Pensando em duas formas diferentes de abordar um leitor, ouvinte e outras formas de público que tem acesso a mídia, devemos pensar em persuasão e convencimento.
A persuasão faz com que o interlocutor tome seu ponto de vista, de uma forma quase que involuntária, com argumentos calculados e direcionados. Existe uma forte tendência na sociedade a consumir, aceitar e acreditar no que vem através da mídia, provavelmente você já escutou algumas vezes
-“É verdade, passou até na televisão”.
No convencimento, o interlocutor é convencido a aceitar conscientemente esse novo ponto de vista como verdade.

Alguns estudiosos afirmam que promover uma educação diretamente ligada à mídia, é benéfico, mas é preciso relacionar de algum modo com o todo, com a escola, em casa, na rua em todos os lugares.
Mais do que uma exigência dos novos tempos, enlaçar a mídia,como parte de uma nova pedagogia, torna crianças e adolescentes, mais ativos, determinados e mais espertos que imaginamos.

Partindo-se do pré-suposto que tudo o que se lê, assiste, escuta, deveria ser verdade absoluta dos fatos, deveríamos crer e aceitar,porém, que a mídia vive de finanças como qualquer outra forma de organização, é um ponto crucial.
Mas se com mais cuidado observássemos o que nos chega, é o uso da persuasão e convencimento de forma tendenciosa, pra que gere frutos financeiros a qualquer custo, mesmo que para isso sejam implantados, ou malogrados os fatos reais.

Nos informarmos ainda vale, mas com discernimento. Há artimanhas, pelo lucro possível de uma notícia “BEM” dada.

Fatos acontecem, aconteceram , ou aconteceriam exatamente assim?

sábado, 25 de julho de 2009





Sinta-se Bem Vindo

O Blog está com endereço novo devido as facilidades que o serviço gratuito dá diferenciado do serviço disponível aos assinantes da globo.com. Além disso tentei fazer uma "cara nova" e que de certa forma não influenciasse as imagens que uso como ilustração a cada postagem.
O primeiro problema apareceu nos primeiro segundos:
Por mais que eu tente, não consigo me disvenciliar das cores.
Se por algum momento eu disser que gosto mais dessa ou daquela outra estaria ferindo meus conceitos.
Então mais uma vez o Blog ficará mesmo que com simples "pois" um verdadeiro arco-íris.
Justificando replico um post do antigo endereço:

CROMOTERAPIA


A cromoterapia é a terapia que age através das energias despertadas pela vibração das cores (cromo), hoje utilizada no mundo inteiro e em todos os segmentos, desde os hospitais, ambientes de trabalho de multinacionais, na área de marketing, escolas e, até em residências, velórios, laser... Cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação. A partir do Amarelo e Vermelho (cores quentes) até ao Azul (cor fria) formamos o prisma de sete cores. Toda, a matéria etérea que escapa dos sentidos é a intuição.

Vermelha:
É a cor da emoção, da vitalidade e da autoridade. Impulsiona o homem aos instintos amorosos garantindo a perpetuação da raça humana. O sangue é vermelho para poder vitalizar todo o corpo. É uma energia protetora da cabeça, do rosto, dos órgãos sexuais, das vias urinárias, dos rins e das secreções hepáticas.
Ideal para criar emoções e vencer obstáculos.

Laranja:
Vibra como o Sol, é a cor da fortuna, não apenas a monetária, mas também a intelectual, vibra muito forte no poder mental, incentivando a criatividade, as atividades artísticas, desportivas e intelectuais. É a cor da expansão que causa a sensação de sairmos de nós mesmos contagiando e envolvendo os outros, como o abraço da vitória. Deixa-nos leve, vivo e jovem, por ser um excelente condutor de energia como o ouro. Por ser uma energia de motivo mestre é ligada à luz e a fartura, revitaliza todo organismo e vibra mais forte na região do coração, duodeno, baço e coluna vertebral, além de fortalecer as vistas e a fertilidade.
Aumenta a vitalidade e a alegria de viver, proporciona a fama e o reconhecimento nas artes, ideal para rituais de prosperidade.

Amarela:
A cor da comunicação dá movimento e forma as nossas idéias, criando ordem e lógica na linha de raciocínio.
É muito atuante no sistema cerebral e em suas ramificações nervosas, braços, mãos, língua, ouvidos, e no sistema respiratório. Ela ajuda a vencer a timidez além de intensificar a memória e a agilidade mental. Propicia mente ativa e serena para projetos, planejamentos e criação.

Verde:
É a cor da natureza, da abundância, da esperança de boa colheita. É também da união do amarelo com o azul, do sol com o céu formando a clorofila e a biopolaridade do oxigênio com o gás carbono. É a energia das realizações, das metas, da fertilidade e da reciclagem da energia vital, é uma cor intermediária como a primavera, que está entre o inverno e o verão, entre o azul passivo e o amarelo ativo, é a cor complementar do vermelho, é a cor central do prisma e do arco-íris, por isso vibra estabilidade, fidelidade, constância, responsabilidade, perseverança, longevidade, êxito profissional, sabedoria e transcendência. Protege os idosos atuando sobre os ossos, dentes, hipófise, ramificações neurológicas e organismos considerados frágeis e delicados. Ideal para expansões e empreendimentos.

Anil e Marinho:
A cor azul clara (Anil) desperta a tranqüilidade, a interiorização, a paz e a harmonização, é a cor indicada para vencer o medo.
O Azul mais profundo (marinho) representa o prazer de viver, nos dá liberdade principalmente quando vem do firmamento, parece não ter fim, dando-nos profundidade para a vida, você voa nele e ele te recebe e acolhe, estimulando a auto-estima e induzindo a conquistas por ser visivelmente benéfico. Ele protege a garganta, a laringe e faringe, a fala, as cordas vocais, o paladar, além das vértebras cervicais e a nuca. Bom para dar asas à espiritualidade, para o oculto e principalmente para a vitalidade e longevidade.

Violeta:
A cor da transmutação e da espiritualidade é a união do azul que acolhe com o vermelho que agita, é a cor do entardecer que anuncia a transformação do dia em noite, estimulando a nossa capacidade de persistência na dualidade. É a cor ideal para o sucesso dos missionários ou imigrantes. Atua diretamente sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial, na depuração do sangue evitando processos infecciosos, além de proteger os pés, a pele e os músculos. Por ser uma cor de transmutação é a cor ideal para as pessoas se livrarem dos vícios como álcool, cigarros, drogas ou até mesmo depressões.
Bom para conquistar a paciência em projetos longos ou demorados.

Branco e Preto:
Essas duas cores representam a união e a ausência de todas as cores e nos levam ao plano iniciatório ultrapassando a dualidade. São as cores do universo simbólico representado no tabuleiro do Xadrez, no preto que é luto no ocidente e no branco que é o luto no oriente, no branco que é a cor do vestido da noiva e no preto que a cor do fraque do noivo, no preto que é a noite insondável e no branco que é a neve que reflete a luz fria em altitudes inatingíveis. O branco e o preto se alternam quando a palheta de cores atinge certa rotação, formando um desenho preto-branco e branco-preto criando uma nova unidade de cor.
O branco é a pureza e o preto é atração magnética que tudo absorve, é o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o oriente e o ocidente, o yin e o yang, o sol que reflete a luz e a lua que absorve a claridade, é a presença e a ausência.

Rosa:
Por ser uma energia ligada ao amor incondicional e ao afeto é a cor mais sutil. Desperta a sensibilidade e os sentimentos puros, protege o tato, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo, concede harmonia orgânica evitando a depressão. Bom para cultivar a amizades, a beleza e o amor, principalmente a si próprio.

As cores e a beleza estão em abundância na vida cotidiana, o universo colou todas as cores a nossa disposição, radiando energia e beleza. Basta apreciar o azul celeste do horizonte que se funde ao tocar o azul ultramar do oceano, ou do alaranjado do sol que passa pelo azul do céu formando o verde das matas e bosques, ou então o quadro de rosas vermelhas que enfeita o canto esquerdo da sala, o contraste colorido das roupas em um varal, do carro de cor arrojada que corre em contraste com a pálida carroça que flutua, dos pássaros que dão movimento aos vários tons de verde com silhueta amareladas das árvores...
As cores podem ser ingeridas através dos alimentos, dos sucos, ou vestidas pelas roupas, ou simbolizadas pelos ícones do nosso dia a dia.
Devemos viver essas cores, comer essas cores, vestir essas cores, viver e pensar essas cores.
Texto parcialmente retirado de InforMark - Sérgio Luiz Giannico.



TEMPLATE

Enaide Portugal

Contato

Minha foto
detudoblog@hotmail.com//ou // solicite o telefone

Template by Enaide Portugal

Voltar ao TOPO